Anonimato é a nova febre entre os aplicativos sociais


Os primeiros dias da web foram caracterizados por chats anônimos. Isso rapidamente deu lugar, na era do Facebook, ao valor da verdadeira identidade online, especialmente para as marcas. Agora, o surgimento de aplicações que promovem o compartilhamento anônimo, desafia a lógica das redes sociais. Dois deles - o Secret e o Whisper (Segredo e Sussurro , nomes sugestivos) - estão entre os mais usados nos últimos meses.

Disponível na iTunes, o Secret é um aplicativo gratuito que permite compartilhar mensagens anonimamente através de suas redes sociais já existentes. É possível ver "segredos" compartilhados de amigos não identificados, amigos de amigos, bem como da comunidade em geral. Ironicamente, o Secret requer que os usuários façam login com seus números de telefone, que são usados ​​para ter acesso aos círculos sociais. Seus criadores Chrys Bader e David Byttow, ex-funcionários do Google, esperam que o anonimato e o fato de muitos usuários realmente se conhecerem na vida real, minimize comportamentos abusivos.

Disponível para dispositivos iOS e Android,por sua vez,  o Whisper permite compartilhar pensamentos – algumas linhas de texto contra um imagem de fundo – sem que seu nome real apareça. Diferente do Secret, os usuários podem ver os posts anônimos mais populares no site, independentemente de conhecerem o autor. E, justamente por não exigir que os usuários informem qualquer informação pessoal antes de postar, eles são mais propensos a se abrirem, deixando o pensamento fluir. O nome e e-mail são exigidos apenas daqueles que queiram fazer uso do recurso de mensagens do aplicativo, o WhisperText.

Analistas de mercado não esperam que nenhum dos dois apps vá substituir o Facebook, o Instagram ou o Twitter.  "Seria como dizer que as pessoas vão andar por aí usando máscaras o tempo todo", afirma Jason Stein, presidente da agência de mídia social Laundry Service.

Leia mais no idgnow