Curso online gratuito sobre jornalismo e mídias sociais

Inscrições abertas para “Mídias Sociais para Jornalistas”, o próximo curso online massivo do Centro Knight

Repórteres e editores têm tido dificuldades em lidar com o fenômeno das redes sociais. Agora eles têm a chance de aprender com um time de especialistas que ministrará o próximo curso online massivo e aberto (MOOC, na sigla em inglês) do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, “Mídias Sociais para Jornalistas: Noções básicas”. Clique aqui para se inscrever.

Este curso online de cinco semanas em inglês vai ter início no dia 3 de fevereiro e terminar em 9 de março. O MOOC será oferecido gratuitamente e, embora tenha sido desenvolvido para jornalistas e profissionais da mídia, está aberto à participação de qualquer um com acesso à internet.
"Estamos muito animados com este novo curso online massivo. Mesmo antes do nosso anúncio formal, hoje, cerca de 1.000 pessoas de 92 países já se inscreveram já que a notícia sobre o curso se espalhou através das mídias sociais ", disse o professor Rosental Alves, diretor e fundador do Centro Knight.
"É muito bom ver que já começaram a se formar, mesmo antes do anúncio, uma comunidade global de pessoas interessadas em mídias sociais e jornalismo. Este vai ser um curso muito útil, prático, não só para os jornalistas, mas para qualquer um que queira saber mais sobre redes sociais ", disse Alves.
O curso será dividido em cinco módulos semanais, cada um com um instrutor diferente e um tema diferente. Todos os instrutores têm experiência com estratégias de mídia social em organizações de notícias americanas. Os instrutores são:

•  Ryan Thornburg, University of North Carolina at Chapel Hill
•  Sharif Durhams, Milwaukee Journal Sentinel
•  Craig Silverman, Spundge and Poynter’s Regret the Error
•  Daniel Victor, The New York Times
•  Amanda Zamora, ProPublica

O MOOC dará aos alunos uma visão geral do uso das mídias sociais no jornalismo e as melhores práticas para encontrar e distribuir notícias com essas ferramentas. Os alunos irão aprender sobre os melhores usos jornalísticos de contas profissionais do Facebook e do Twitter, onde encontrar fontes e ideias de matérias na mídia social, como verificar a informação e outras considerações éticas, como cultivar uma audiência e uma marca, o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo e como medir o sucesso nas mídias sociais.
O curso incluirá vídeos, tutoriais, materiais de leitura , exercícios e testes. Assim como outros MOOCs do Centro Knight, o curso será dividido em módulos semanais e não terá palestras ao vivo. Embora os alunos possam fazer o curso nos horários de sua escolha, cada módulo semanal terá prazos para a apresentação dos questionários e a participação nos fóruns.
Ao contrário de cursos regulares online do Centro Knight, não haverá processo de seleção. Qualquer um pode se inscrever online e, uma vez inscritos, os participantes receberão instruções sobre participar do curso . Os inscritos terão acesso imediato ao conteúdo programático, informações introdutórias e um vídeo do instrutor explicando como o MOOC vai funcionar.
Embora o curso seja gratuito, se os participantes precisarem receber um certificado será cobrada uma taxa administrativa de 30 dólares, que pode ser paga online via cartão de crédito. O certificado será emitido apenas para os alunos que participarem ativamente do curso e cumprirem com a maior parte dos requisitos, tais como fazer questionários e exercícios. Os certificados serão enviados por e-mail como um documento PDF. Não há crédito formal de cursos de qualquer tipo associado ao certificado.
O MOOC é um novo tipo de programa de aprendizagem online que foi projetado para chegar a um grande número de alunos. Em geral, a maioria dos MOOCs são cursos universitários que foram gravados em vídeo e adaptados para serem compartilhados pela Internet.
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi fundado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight em Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin. Criado graças a grandes doações da Fundação John S. e James L. Knight, o Centro também recebeu contribuições das Fundações Open Society e outros doadores. O Centro Knight também tem financiado suas operações com o apoio da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas em Austin, doações modestas de outras fundações e do público em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.