Plataforma online oferece aluguel de livros a universitários



Assim que se formou em relações internacionais pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), no Rio de Janeiro, o então estudante Marcus Teixeira, de 25 anos, percebeu que boa parte dos livros que adquiriu durante a graduação não seriam novamente utilizados no decorrer de sua vida profissional. Ao escolher uma área determinada para trabalhar, outros assuntos abordados em livros mais específicos de sua biblioteca pessoal se tornariam pouco relevantes.

Foi pensando nesse gasto "desnecessário" na aquisição de livros – muitos são utilizados apenas durante um semestre letivo  –  que o estudante, em conjunto com o sócio Vítor Oliveira, resolveu lançar a plataforma GoBooks. O portal aberto e gratuito oferece um acervo de mais de 300 livros voltados ao ensino superior que podem ser alugados durante todo o semestre e são entregues em casa.

Dessa forma, o aluno interessado no livro Contabilidade Custos, do autor Eliseu Martins, por exemplo, pode alugá-lo durante um semestre por R$ 35, enquanto que, no mercado, a obra chega a custar R$ 95. Assim, com o preço do aluguel que pode chegar a 80% do valor de venda da obra nas livrarias, o usuário tem ao seu dispor dezenas de livros de todos os períodos dos cursos de administração, economia, negócios e engenharia. Em 2014, haverá mais outros 300 títulos de outras áreas de conhecimento, como medicina, relações internacionais, ciências contábeis e direito.

O serviço, que já alcançou mais de 1,2 mil empréstimos, está restrito apenas a universitários das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Já houve, no entanto, uma aproximação preliminar com estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para que no futuro, a plataforma,  que chega a ser acessada por mais de 8 mil alunos por mês, contemple os alunos da instituição paulista.

"Queremos ser o inimigo número um da xerox. E outro ponto interessante é que acabamos tendo as editoras como aliadas, já que limitamos o número de empréstimo de cada título por renovarmos o nosso acervo a cada nova edição lançada. Para 2014, também permitiremos que após o período de aluguel, caso seja de interesse do estudante, ele adquira livro com o abatimento do valor que ele já gastou do aluguel. Ele precisará pagar apenas a diferença", explica Teixeira.