Mostra de cursos e palestra sobre a história de Mato Grosso marcam os primeiros dias da III Semana Científica da UFMT Araguaia



Os dois primeiros dias da III Semana Científica (25 e 26 de novembro) foram reservados para as mostras de cursos da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - no campus Araguaia, em Barra do Garças.

A mostra teve participação de todos os cursos ofertados no campus e foi organizado com estandes. O curso de Jornalismo, por exemplo, transmitiu a Rádio FocAia durante o evento acadêmico, operou um mini estúdio de TV e apresentou diversos jornais murais.Os repórteres da Agência Júnior FocAia circularam pelo ambiente entrevistando e fotografando participantes para divulgação no blog, Facebook e Twitter.

O curso de Matemática expôs jogos de xadrez e diversos testes de lógica para os convidados. Biologia apresentou fósseis e animais empalhados. O curso de Direito, por sua vez, organizou audiências simuladas, com destaque, nesta terça-feira (26), para a Lei Maria da Penha.

Os destaques culturais dos primeiros dias foram para a apresentação do Coral Canto Maior, que promoveu a abertura oficial do evento. Danças, como o tango argentino, foram apresentadas por alunos do curso de Educação Física. 

O professor Luiz Renato Souza Pinto foi o palestrante de abertura da III Semana Científica, com o tema "Literatura e História de Mato Grosso". Ele abordou diversos temas na história do Estado como a migração dos habitantes do sul do país para a colonização mato-grossense e até pontos atuais como a ótica acadêmica do resto do Brasil em relação ao ensino universitário em Mato Grosso. Luiz Renato terminou a palestra utilizando requintes de teatro em sua fala ao declamar o poema "Sexo em Moscou" para o público.

Acompanhe a III Semana Científica do Araguaia via twitter pela hashtag  .