Mapa revela geografia de ódio online nos EUA


by Lisi Barberino
A circulação e disseminação de discursos de ódio online (todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância) vêm, atualmente, inquietando pesquisadores de diferentes áreas e tencionando questões em torno de liberdade de expressão e censura.
Preocupados com a concentração de conteúdos ofensivos que circulam no Twitter, pesquisadores do Floating Sheep project, em parceria com estudantes da Humboldt State University, criaram o “Geography of Hate” – mapa que revela concentrações de ódio online contra minorias sociais, étnicas e sexuais nos Estados Unidos.
O projeto monitorou e mapeou, entre junho de 2012 e abril de 2013, tweets contendo ofensas racistas, homofóbicas e de discriminação contra pessoas com deficiência. Cada tweet foi lido manualmente e separado em categorias, a fim de garantir que os conteúdos publicados se tratavam realmente de insultos odiosos.
Entre as principais palavras-chave estão “homo”, “bicha”, “aleijado”, “imigrante ilegal”. Porém, mais do que classificar as mensagens apenas por palavras-chave, a pesquisa se preocupou em separar e examinar cada tweet com o objetivo de determinar o sentido (positivos, negativo ou neutro) de cada palavra. Leia mais no site do Gits.