A professora Patrícia Kolling, do curso de Jornalismo do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso apresentou trabalho de sua autoria, no II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que aconteceu até o último dia 19, em Brasília. O título do artigo é "Desintrusão da Terra Indígena de Marãiwatsédé: as matérias no jornal A Gazeta, de Cuiabá (MT)".

O artigo apresenta uma análise e contextualização das matérias jornalísticas publicadas no Jornal A Gazeta, de Cuiabá (MT), sobre o processo de desintrusão da Terra Indígena de Marãiwatsédé, localizada no noroeste do Mato Grosso, que permitiu a retomada da posse da terra para o povo Xavante.  Num recorte temporal de 1º de novembro de 2012 até final  de janeiro de 2013, foram coletadas todas as matérias publicadas no Jornal. Para análise foi realizado o levantamento quantitativo e qualitativo das matérias publicadas, suas editorias, temáticas, fontes e fotografias. O texto apresenta num primeiro momento a contextualização histórica da Terra Indígena Marãiwatsédé, promove uma reflexão sobre a importância e o significado da terra para uma sociedade indígena e sobre a produção de sentidos na comunicação.

As alunas do Curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia Dandara Morais Sckarleth Martins , com orientação do professor Gesner Duarte, também participam do evento, na categoria iniciação científica, com o artigo  "PEC 215: A Narrativa Social nos Caminhos do Discurso Midiático" .


 
O trabalho analisa a forma que alguns veículos impressos de notícias (Veja, Folha de São Paulo e Brasil de Fato) abordaram a ocupação dos índios, em abril deste ano, a Câmara dos Deputados durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional 215, que trasferia da Funai para o Congresso Nacional a competência para aprovar a demarcação, titulação e homologação de terras. Sensíveis às questões ambientais noticiadas e discutidas pela grande mídia, principalmente as que envolvem causas indígenas, as estudantes contribuem ativamente nas discussões a cerca da causa dentro e fora da universidade.


O evento integra a programação do V Congresso Brasileiro deJornalismo Ambiental, que, nesta edição, tem como tema “Os objetivos do desenvolvimento sustentável e a pauta ambiental”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.