Tito Cardoso e Cunha palestra na UFSC sobre o silêncio na comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo convida para a conferência “O silêncio na comunicação” com o professor Tito Cardoso e Cunha, da Universidade de Beira Interior (UBI), Portugal. O evento acontece na segunda, 7 de outubro, às 14 horas, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC. A entrada é franca e a atividade é dirigida a estudantes de graduação e pós, professores, pesquisadores, profissionais e demais interessados.
Tito Cardoso e Cunha estudou filosofia nas universidades de Lisboa, Coimbra, Bruxelas e Louvain. Ensinou no departamento de filosofia da Universidade de Coimbra e nos de ciências da comunicação da Universidade Nova de Lisboa e da Beira Interior. Foi ainda professor visitante no Instituto de Estudos Europeus da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Tem-se dedicado ao estudo de retórica e teoria da argumentação, e é autor de diversos livros, entre os quais “Argumentação e crítica” (Minerva, 2004) e “O silêncio na comunicação” (Livros Horizonte, 2005).
Sobre o tema de sua conferência na UFSC, Cardoso e Cunha comenta: “Aparentemente, o silêncio é entendido como o contrário da comunicação, mas sabemos que isso não é verdade. O que se procura é demonstrar como, pelo contrário, sem o silêncio, a comunicação se torna impossível. Na total ausência de silêncio, a comunicação deixa de existir. Há significações que só pelo silêncio encontram a sua melhor expressão”.
Via UFSC