Sete hábitos de pessoas que produzem conteúdo muito pobre


Ter uma audiência consolidada é elemento-chave para a comunicação ser eficiente. Ter canais para alcançar as pessoas também. Mas o combustível desse mecanismo todo é o conteúdo. Ele precisa ter qualidade.

A lista a seguir traz sete comportamentos capazes de minar o bom conteúdo.
1. Falar sobre si
Não escreva sobre a empresa. Isso provavelmente não interessa ao público. Em vez disso, compartilhe conhecimento. Seja útil. Lembre-se: em content marketing, a empresa deve falar sobre o que ela sabe, e não sobre o que ela vende.
2. Não variar formato
Um site corporativo permite publicar texto, imagem, áudio, vídeo. Os canais são muitos: blog, SlideShare, YouTube, redes sociais, Linkedin. Por que, então, você insiste num só formato? Cuidado: pode ser comodismo.
3. Não conhecer o público
Não adianta falar com propriedade e estilo de algo que não interessa aos outros. Entreviste seus clientes. Entenda seus dramas. Construa personas, que nada mais são do que personagens capazes de representar seu público. Feito isso, você escolherá as pautas com assertividade.
4. Ser vaidoso
A velha piada de redação continua válida: para um jornalista se suicidar, basta subir no próprio ego e pular. O redator que não aceita sugestões limita sua qualidade à sua própria capacidade. Pensar em grupo é melhor.
5. Escrever demais
Redator bom é aquele que transmite a mensagem em textos cursos. Afinal, escrever é a arte de eliminar palavras. Redija o mínimo necessário. Na revisão, enxugue mais um pouco.
6. Ignorar Analytics
Você talvez não saiba quais pautas seu público prefere, mas os sistemas de Analytics (mensuração de audiência) sabem. Use esses dados para saber quais tipos de matéria dão mais resultado.
7. Escrever de última hora
Ter um cronograma de publicação não é uma opção: é uma necessidade. Redija seus textos três ou quatro dias antes de publicá-los. A maior parte dos publicadores de conteúdo permite agendamento. O ganho de qualidade será enorme. 
Fonte: Tracto