Veja as normas para elaboração e envio dos resumos para V Semana Acadêmica e V Mostra de Graduação da UFMT
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DOS RESUMOS
Os participantes dos Programas Institucionais da Proeg - MOBILIDADE ACADÊMICA, PET, TUTORIA, MONITORIA, LIFE, PIBID e ESTÁGIO CURRICULAR – poderão inscrever apresentações de trabalhos no formato painel.
As inscrições deverão ser feitas no link sistemas.ufmt.br/ufmt. semanaacademica, a partir do dia 16 de setembro, período vespertino, até o dia 29 de setembro de 2013.
Informações: Madalena: 3615 8106, Luciene: 3615 8131 ou Edna: 3615 8109.
1. Informações gerais:
a. A observância das instruções abaixo é de fundamental importância para a inclusão de seu Resumo no CD de Resumos da V Mostra da Graduação da UFMT/IV Semana Acadêmica da UFMT. Como o envio dos resumosserá exclusivamente via site, é importante ressaltar que é de total responsabilidade do estudante e de seu orientador a prévia revisão da redação do trabalho. Portanto, a inscrição deve ser realizada somente quando o resumo do trabalho estiver revisado pelo (a) orientador (a) e totalmente sem erros. Agradecemos a sua colaboração.
b. Serão excluídos os resumos:
- Que contenham simples descrições de projetos ou intenção de trabalho;
- Com classificação incorreta da subárea de conhecimento;
- Preenchidos de forma incompleta e inadequada;
- Que contenham mais de 400 palavras (no texto);
- Que ocupem mais de uma página;
- Que estiverem fora do modelo e salvos de forma incorreta.
2. Informações complementares
- A Proeg não se responsabilizará pela confecção dos painéis;
- Não serão aceitos resumos com gráficos, tabelas ou imagens;
- Não colocar referências bibliográficas ou endereços no resumo;
- Os resumos deverão estar dentro de apenas uma página, contendo um máximo de 400 palavras;
- O autor deve fazer rigorosa revisão ortográfica e competente revisão gramatical;
- O autor deve manter uma cópia do resumo consigo;
- Limite de até quatro (04) autores por trabalho.
3. Instruções para a confecção do resumo
- Visualizar modelo abaixo.
- O resumo deverá ser semi-estruturado contendo implicitamente os seguintes tópicos:
a- Introdução: deve ser breve, situar o leitor no assunto, mostrando claramente qual a motivação do trabalho cujo resumo está sendo apresentado;
b- Objetivos: devem ser claros e sucintos;
c- Metodologia: mencionar o método empregado na abordagem do problema;
d- Resultados: descrever os resultados e a pertinência dos mesmos para a comprovação das hipóteses sendo testadas no trabalho.
e- Conclusões
- TEXTO DO RESUMO: margens justificadas, sem recuos
- PALAVARAS-CHAVE: Indicar ao final do texto SOMENTE DUAS palavras-chave
- EDITOR DE TEXTOS: Word for Windows
- ESPAÇO ENTRE LINHAS: espaço simples
- FONTE E TAMANHO: Times New Roman, tamanho 10
- TAMANHO DO PAPEL: papel A4
- MARGENS ESQUERDA E DIREITA: 2,5 cm de cada lado
- MARGEM SUPERIOR: 2,5 cm
- MARGEM INFERIOR: 2,0 cm.
- NÚMERO MÁXIMO DE PALAVRAS: O texto deverá conter até 400 PALAVRAS e não deverá ultrapassar 01 página.
- TÍTULO: em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito e centralizado.
- NOME DOS AUTORES: digitados na seguinte ordem e com letra tamanho 10:
- Nome dos (as) alunos (as), indicando após o nome, entre parênteses se é PET, PIBID, Monitoria etc., especificando a Instituição financiadora do trabalho;
- Nome do (a) orientador (a), indicando entre parênteses “(Orientador)”, seguidos do Departamento; Instituto/Faculdade e e-mail;
- Nome dos (as) colaboradores (as), seguido do Departamento e Instituto ou Faculdade.
MODELO DE RESUMO
Fulano de Cicrano (PIBID/CAPES)
Beltrano de Fulano (Orientador) – Departamento de ..... – ICS – UFMT
Email: beltrano@teste.com.br
Fulano Neto (Colaborador) – Departamento de .... – ICV – UFMT,
Beltrano Fulano Filho (Colaborador) – Departamento de ... – ICOT - UFMT
O presente modelo objetivou avaliar os resumos dos anais do IV Semana Acadêmica, é necessário, primeiramente, ir ao site e baixar as normas do resumo. A leitura do mesmo deve ser feita de maneira que se torne claro para o aluno todos os requisitos a serem considerados. Também é interessante que o aluno peça ajuda ao seu orientador na hora de produzir seu resumo, para que assim evite erros desnecessários. O resumo deve ser enviado ..., lembrando que aqueles enviados fora do prazo não serão aceitos. A maneira como o resumo deve ser salvo é: indicando o nome completo do (a) aluno(a.
Palavras-chave: normas; modelo.
4. CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
As listas com as inscrições homologadas, e a organização das apresentações dos pôsteres (data, horário e número do painel) serão disponibilizadas no site do evento no dia 18 de outubro de 2013.
CONFECÇÃO
- Cada estudante será responsável pela confecção de seu pôster.
- Dimensões: 0,90 m de largura por 1,20 m de comprimento.
- O texto deve ser objetivo, e lido facilmente a uma distância de um metro (Sugestão - Fonte mínima para o texto: tamanho 24).
- Na parte superior do pôster deve constar: Instituto/Faculdade/Campus; Título do Trabalho; Nome do (s) autor (es) com e-mail;
Nome do orientador com e-mail (indicando entre parênteses (“Orientador”).
- Itens de composição do pôster: Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados; Considerações; Figuras, gráficos, tabelas e fotografias com
legendas.
APRESENTAÇÃO
- As listas com as inscrições homologadas, e a organização das apresentações dos pôsteres (data, horário e número do painel) serão disponibilizadas
no site do evento no dia 18 de outubro.
- Na exposição, o responsável deverá estar disponível durante a sessão completa, para responder às indagações que lhes forem feitas com a maior clareza possível.
- Os pôsteres poderão ser retirados apenas nos últimos 10 minutos do término da sessão.
OBSERVAÇÕES GERAIS
- A data programada para apresentação do pôster não poderá ser alterada.
- O estudante deverá montar seu pôster, no mínimo, 10 minutos antes do início da sessão das apresentações.
- Será destinado um painel de fixação numerado para cada trabalho no dia de sua apresentação.
- É fundamental que o título e o conteúdo do trabalho sejam idênticos ao do resumo inscrito no evento.