Terminal em MT encurta trajeto da soja até Santos

Folha de S. Paulo

Produtores de grãos ainda reclamam de demora em São Paulo e infraestrutura; para ALL, solução é parcial 

TATIANA FREITAS  
 

Os agricultores de Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, ganharam ontem uma nova opção para escoar a safra, que a cada ano demora mais tempo para chegar ao porto de Santos.

A ALL inaugurou o Complexo Intermodal de Rondonópolis, que liga o terminal de Alto Araguaia, onde a ALL recebe a maior parte da soja de Mato Grosso, a Rondonópolis, concluindo o principal corredor exportador de grãos do país com a expansão de 260 km da antiga Ferronorte.

O primeiro trecho da obra ferroviária foi concluído em 2012. Ontem, foi inaugurado o segundo trecho e o complexo intermodal, para receber e armazenar cargas frigorificadas, combustíveis e grãos.

O complexo começa a operar com o terminal da ALL, mas o empreendimento deverá receber mais 20 empresas, que devem investir R$ 700 milhões --os aportes feitos pela ALL somam R$ 880 milhões.
Em plena capacidade, 18 milhões de toneladas anuais poderão ser transportadas a partir de Rondonópolis.

Com o complexo de Rondonópolis, os mais de 40 milhões de toneladas de grãos produzidos anualmente no Estado devem ser divididos entre os dois terminais, agilizando o envio a Santos.