Seminário de Rádio em MT está com as inscrições abertas

JOÃO BOSQUO

Redação / Secom-MT
O 3º Seminário Mato-grossense de Rádio - etapa estadual - acontece no próximo dia 27 de setembro com o tema “A Nova Era do Rádio”, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em Cuiabá. O evento vai contar com a participação de grandes nomes do rádio e jornalismo nacional e regional.

O seminário vai ter duas mesas redondas: a primeira é pela manhã e vai debater “O Rádio nos dias de hoje”, sob a ótica dos temas “O Rádio no ambiente da Internet. Rádio nas mídias sociais vende?”. Foram convidados para as discussões André Quintão, do Distrito Federal, consultor da Associação Brasileira de emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e Acácio Costa, de São Paulo, radialista e publicitário da Rádio Estadão AM e FM; Eldorado FM e TV Eldorado. Esta rodada tem como mediadores Thiago Mourão e Débora Tavares, o primeiro é publicitário da CNA e ela trabalha como professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A segunda mesa redonda acontece no período da tarde e aborda o “Jornalismo Esportivo no Rádio”, tendo como pano de fundo “A Copa do Mundo no Brasil pode impulsionar o jornalismo esportivo no rádio?”. Foram convidados os radialistas Osmar Garraffa, da TV Gazeta e Rádio Trianon, e Anderson Cheni, da Rádio Capital, RIT TV, Blog Comunique e Cheni no Campo, ambos de São Paulo, além do ex-futebolista Reinaldo, que atuou pelo Atlético Mineiro. O mediador vai ser o radialista e jornalista Roberto França, da TV Rondon, apresentador do programa Resumo do Dia.

Entre as duas mesas redondas, acontecem três palestras. A primeira, com o jornalista Jorge Bastos Moreno, que fala o tema “Da era de outro à nova era” – o rádio garante seu espaço como veículo de comunicação de massa”. A mediação é do jornalista Onofre Ribeiro. A segunda palestra é com a engenheira Munique Cruvinel, gerente de TI da Abert, que aborda “O futuro das emissoras AM’s. A migração do rádio AM para FM fortalece o veículo e o rádio digital à espera da definição do padrão”. Ela vai ser mediada por Ernesto Hideo Okano, delegado regional do Ministério das Comunicações em Mato Grosso. A terceira palestra é “como aproveitar com eficiência a força do rádio nas campanhas eleitorais”, com o conferencista Ednelson Prado, jornalista e radialista em Taubaté (SP).

O seminário encerra com uma agenda cultural e entrega do Troféu “Nhô Boró”. Divino Albuês, cantor e compositor de Barra do Garças, realiza o show “Beijo Brasileiro”, enquanto Marcelo Marron e Rodrigo Capella apresentam a “Comédia em Preto & Branco”, no auditório Liu Arruda.

Durante todo o seminário, os participantes vão poder apreciar a exposição “A contribuição da UFMT no estudo do rádio de Mato Grosso”, sob a coordenação do professor Diélcio Moreira. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet, no site www.mtviaradio.com.br