Manual de redação CBN ganha versão e-book com capítulo inédito sobre jornalismo digital


Obra vai da estrutura da emissora às orientações para as entradas ao vivo e a ancoragem

O "Manual de Redação CBN" já está disponível em versão e-book nas livrarias virtuais. Organizado pela jornalista Mariza Tavares, diretora executiva da CBN, o livro, lançado em 2011, foi atualizado e ganhou um novo capítulo sobre jornalismo digital.

"Na versão e-book do manual, não poderia faltar um capítulo específico sobre o jornalismo digital e seu impacto, não só nas redações, mas também na formação dos profissionais que estão chegando no mercado", explica Mariza.

Dividida em 14 capítulos, a obra vai da estrutura da emissora, com os cargos e as funções desempenhados por seus profissionais, às orientações para as entradas ao vivo e a ancoragem; da elaboração de séries e utilização de trilhas e vinhetas às normas de padronização do texto radiofônico.

Questões éticas que envolvem a conduta dos jornalistas também estão contempladas no livro, que traz ainda três anexos com explicações sobre termos jurídicos, políticos e econômicos. O objetivo do manual, além de servir como referência para seus próprios jornalistas, é mostrar a estudantes, professores e profissionais da área de comunicação - e até a ouvintes e internautas - a engrenagem e os bastidores da CBN.


Fonte: O Globo