Estudante de jornalismo: 8 coisas para fazer durante a faculdade


Estar numa faculdade deve ser sempre muito mais do que ir apenas às aulas. A aprendizagem deve ser algo constante e que muitas vezes deve ser procurado fora daquele tempo comum em que aquela pessoa, chamada professor, está dando a matéria. Todas aquelas tardes livres devem ser aproveitadas da melhor forma para que, quando o fim da graduação chegar, tudo aquilo que aprendeu seja o mais próximo possível de um jornalista, seja ele um jornalista freelancer ou trabalhe apenas numa redação.
Esta vantagem de aproveitar o tempo livre para melhorar seus conhecimentos em vez de perder tempo com tarefas menos produtivas – como ficar jogando videogame ou jogos de computador – podem fazer a diferença na hora de se candidatar para um emprego. Para que não tenha a “desculpa” de afirmar que não sabe o que fazer ou que nunca lhe disseram o que poderia fazer, ficam aqui oito dicas daquilo que pode ser feito para aproveitar o seu tempo como estudante de jornalismo. Depois não diga que não avisei!

1. Crie um blog

Evoluir a sua forma de escrita é algo essencial durante todos os anos de faculdade. E para isso, nada melhor do que criar um blog no qual você pode ter toda a autonomia para escrever sobre o que quiser e com a frequência que desejar. Mas porquê um blog e não outra coisa qualquer? A resposta é bastante simples. É que num blog você é dono e senhor da situação: escolhe os temas que vai escrever, o modo como vai escrever e você é o responsável por divulgar o seu artigo. Ora, toda esta necessidade de perceber o que o leitor quer ler e a forma como quer ler, fazem com que você aprenda de modo autônomo, tornando a sua experiência muito mais enriquecedora.

2. Faça estágio não remunerado em um jornal

Não posso afirmar com toda a certeza, mas o fato de começar a trabalhar como voluntário num jornal antes de terminar o curso ajudou em muito a que eu fosse contratado poucas semanas depois de terminar a graduação. Enquanto estudante, não se importe muito com o dinheiro (irá se preocupar mais tarde, acredite) e aproveite este período em que os seus pais lhe pagam todas as despesas para aprender ao máximo. Vá a um jornal qualquer e se proponha para começar a escrever. Além de ganhar experiência, aumenta em muito as suas probabilidades de ser contratado quando terminar o curso.

3. Sempre acompanhe jornais, rádios e emissoras de TV

Se quer estar entre os melhores, que tal começar a acompanhar o trabalho dos melhores? Comece a prestar atenção como fazem as grandes cadeias de comunicação e tente “desmontar” o modo como eles fazem. Para perceber mais facilmente, vou lhe dar um exemplo. Quando comecei a fazer esta análise em jornais, tentei “desmontar” o modo como escreviam os textos: como eles começavam, como ligavam uma frase à outra ou como colocavam as declarações dos entrevistados. Perceber como fazem os melhores ajuda a entender o porquê de serem considerados como tal.

4. Foque-se em uma área

Gosta mais de esporte, economia ou educação? É certo que num jornal terá que saber fazer de tudo um pouco, mas se dedicar mais a uma área que tenha paixão, as probabilidades de se destacar numa vida futura são bem maiores. Outra das vantagens é que pode concorrer a revistas da especialidade.

5. Compre um livro por semana

Os melhores não ficam à espera que lhe digam o que fazer. Os grandes profissionais são proativos, organizam o dia de forma eficiente e tentam evoluir constantemente. Uma boa forma de melhorar os seus conhecimentos é lendo. Por isso o meu conselho é que, no mínimo, leia um livro por dia. Se for mais, melhor ainda. Alguns livros são caros, sim, mas há inúmeros locais e portais que vendem obras usadas. Basta um pouco de esforço para encontrá-las.

6. Tente aprender outras ferramentas

Você é bom falando inglês? E a fotografia é algo estranho para você? Infelizmente, os jornalistas são obrigados a cada vez mais realizar várias tarefas, por isso quanto mais versátil você for maiores as probabilidades de conseguir ser contratado. Com a internet o que não faltam são formas de você melhorar um pouco mais e ser mais produtivo em sua aprendizagem.

7. Esteja por dentro das novas tecnologias

O Facebook, Blogger, WordPress, SEO ou Twitter são algo estranho para você? Não deveriam ser. O jornalismo é cada vez mais digital e quem tiver melhores conhecimentos destas ferramentas estará um passo à frente. Por enquanto, no Brasil e em Portugal, ninguém contrata apenas porque você sabe interagir da forma correta com os leitores no Facebook, por exemplo, mas nos Estados Unidos essa realidade já começa a acontecer..

8. Não tenha vergonha de questionar

De que vale um jornalista que tem vergonha de questionar os outros? Ainda há pouco tempo, lidei com uma estudante de jornalismo que tinha medo de saber um pouco mais sobre um determinado tema porque “tinha medo de perguntar”. Ora, que jornalista ela será desse modo? Perca vergonha na cara e pergunta, pergunta e pergunta, até que perceba. E se não entender ainda, volte a perguntar.
E você, o que tem feito para evoluir na carreira de jornalista? Como tem aproveitado os seus anos de faculdade? O que tem feito de diferente dos seus colegas? Espero a opinião de todos, Um abraço e até à próxima!
Por Luciano Larrossa, autor do escola freelancer.