A privacidade e o stalkear



by Karla Cerqueira
“Tudo que você precisa saber para seguir o boy nas redes sociais” Esta é a frase principal de um guia com dicas para stalkear alguém que você está paquerando.  A rede social Facebook, também, oferece um recurso que permite assinar um perfil e receber todas as suas notificações das atividades, facilitando assim para o “espião”.
Não é novidade que as pessoas gostam de observar aqueles que os cercam e esta é uma prática muito comum no ambiente digital. Alguns sites, como o SPOKEO, um buscador de pessoas, servem comoauxiliadores no processo. Ao enviar informações como nome, email ou apelido do seu “alvo”, o site te retorna todas as redes sociais, fotos, sites que a pessoa participa.
Seria o ambiente digital que facilitaria o acesso as informações privadas? Ou as pessoas disponibilizam informações e as ferramentas estão apenas organizando melhor?
Recentemente, o Google Play desativou o aplicativo “Rastreador de Namorado”, que ficou popular por permitir a uma pessoa acesso a localização de seu parceiro, o horário de suas ligações e do envio das mensagens e qual o conteúdo destes torpedos. O principal motivo para a exclusão seriam as possíveis invasões de privacidade permitidas pelo aplicativo. O app em si não seria ilegal, mas a utilização que poderia ser dada a ele. Já que no “modo escondido” informações seriam transmitidas sem consentimento. Uma questão surge: para que o app transmita as informações alguém o instalou, certo?
Via Gits