II Encontro Mídia e Pesquisa da EMBRAPA acontecerá no dia 1º. de outubro

O público-alvo do evento é alunos e professores de comunicação social, profissionais de jornalismo, imprensa e pesquisadores

É de extrema importância, para o entendimento e compreensão das pesquisas e estudos desenvolvidos no mundo, que pesquisadores e jornalistas estabeleçam uma relação de parceria e que contribuam com a inclusão social e de segmentos no debate sobre a ciência e a tecnologia.



O jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática.

A divulgação científica aborda assuntos de interesse público. Deste modo, jornalistas e pesquisadores devem estar abertos ao diálogo e assim envolver a sociedade nas questões decisórias. Para isso, a comunicação tem o papel não só de transmitir informações, mas de traduzir, debater e conscientizar a população sobre a importância da pesquisa científica, preparando a sociedade para que assuma o direito e o seu valor nesse processo.




Acreditando nisso, as Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Informática Agropecuária, realizarão o 2º Encontro Mídia e Pesquisa.

Objetivo

Promover e estimular o diálogo sobre jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência, entre alunos e professores de jornalismo e comunicação social, profissionais de jornalismo, imprensa e pesquisadores.

Público-alvo

Alunos e professores de comunicação social, profissionais de jornalismo, imprensa, pesquisadores e demais interessados.

Programação

8h30 – Abertura – Chefes das Unidades Coordenadoras 
-Celso Vainer Manzatto – Embrapa Meio Ambiente
-Kleber Xavier Sampaio de Souza – Embrapa Informática Agropecuária
-Mateus Batistella – Embrapa Monitoramento por Satélite

8h45 – Palestra
-Comunicação científica na Embrapa: 40 anos produzindo ciência
-Heloísa Dias – Coordenadoria de Articulação e Estudos em Comunicação – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa

1ª Mesa Redonda: Desafios do Jornalismo Científico 

-Moderadora: Graça Caldas – Labjor/Unicamp 

9h25 – Panorama atual do Jornalismo Científico
-Palestrante: Fabíola de Oliveira – Vale Ciência Editoração Ltda

9h55 – A mídia e a relação ciência e sociedade.
-Palestrante: Ildeu de Castro Moreira – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

10h25 – Debate

10h40 – Café

2ª Mesa Redonda: Jornalismo, Ciência e Desenvolvimento Sustentável

-Moderador: Clivonei Roberto – CanaOnline 

10h55 – A cobertura da ciência na visão do jornalista
-Palestrante: Graça Caldas – Labjor/Unicamp

11h25 – A cobertura da ciência sob a perspectiva do pesquisador
-Palestrante: Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente 

11h55 – Debate

12h10 – Almoço

3ª Mesa Redonda: Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação na Divulgação da Ciência

-Moderadora: Joanicy Brito – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa 

13h30 – Novas Tecnologias de Comunicação e a Ciência
-Palestrante: Maria Guimarães – Revista Pesquisa Fapesp/Science Blogs 

14h – Experiência: Divulgação Científica nas novas mídias

-Palestrante: Cilene Victor da Silva – Revista Com Ciência Ambiental/Faculdade Cásper Líbero

14h30 – Experiência da Embrapa
-Palestrante: Joanicy Brito – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa

14h45 – Debate 

15h – Encerramento 

Inscrições

Vagas: 350
Importante: Os dados informados na inscrição serão utilizados na emissão dos crachás e certificados. 


Valor da inscrição: gratuita

 Para fazer a sua inscrição clique aqui.