Suzana Barbosa é um dos destaques nacionais do 4º Simpósio de Ciberjornalismo



Victor Barone 
suzana
Professora, pesquisadora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA, Suzana Barbosa
Pesquisadores nacionais e internacionais de referência em Ciberjornalismo participam de 28 a 30 de agosto, em Campo Grande (MS), do 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento, promovido pelo CIBERJOR/UFMS (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo) sob o tema “Jornalismo: integração midiática e experimentação – Jornalismo móvel, Infografia, Newsgames, Design”, é direcionado para alunos, acadêmicos e profissionais da Comunicação.
Um dos destaques é a Prof. Dr. Suzana Barbosa (UFBA), que no dia 29 participa, ao lado dos Profs. Drs. Josep Lluís Micó (Universidade Ramon Llull – Barcelona) e Elias Machado (UFSC), do debate – “Prescritor das redes sociais no jornalismo”.
Barbosa é professora adjunta do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigadora e uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL).
Coordena o Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e CNPq) e integra o Projeto PROCAD 1640/2008 – O Ensino do Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica: Metodologias, Planos de estudo e demandas profissionais.
É jornalista, graduada pela Universidade Federal da Bahia (1993). Mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008).
Integrou a rede de pesquisa do projeto de cooperação internacional “Jornalismo na Internet: Um estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha” (CAPES/DGU 140/2007-2011).
É co-autora, ao lado de Luciana Mielniczuk do livro “Jornalismo e Tecnologias Móveis“, publicado pela editora portuguesa LivrosLABCOM, em 2013). Em 2007, publicou o livro “Jornalismo digital de terceira geração”. É autora de diversos artigos e capítulos de livro sobre a temática do jornalismo digital, jornalismo em base de dados e sobre convergência jornalística, publicados em periódicos e em coletâneas nacionais e internacionais.
Atuou por dois anos (2008-2010) como professora adjunta no Departamento de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal).