Produção de fotografias com celulares será tema de oficina no 4º Simpósio de Ciberjornalismo


Por Fernanda França Fortuna 
Sílvio Pereira ministrará oficina sobre o uso de celulares para fotografia
Sílvio Pereira ministrará oficina sobre o uso de celulares para fotografia
A produção de fotografias com aparelhos celulares será tema de oficina durante o 4º Simpósio de Ciberjornalismo, que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A oficina será ministrada pelo jornalista Sílvio Pereira, que é formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é mestre em Educação e professor da área de fotografia no curso de jornalismo da UFMS.
O objetivo da oficina é discutir alguns aspectos técnicos das câmeras fotográficas embutidas nos celulares, principalmente no que diz respeito a seus recursos e suas limitações. A ideia é fazer com que os participantes possam tirar o máximo proveito dos equipamentos que têm em mãos.
Como ninguém fotografa apenas com a câmera, mas também com os olhos, cérebro e coração, composição e enquadramento serão abordados também durante a oficina.
“Buscaremos valorizar o olhar dos participantes, bem como os equipamentos portáteis que têm em mãos, e que trazem a grande vantagem de estar sempre à disposição. Hoje, a internet não exige grande qualidade técnica das fotografias, e isso possibilita que celulares possam fornecer imagens fantásticas, desde que adequadamente utilizados, e desde que não se esqueça que fotografia é, antes de tudo, uma forma de expressão estética, e não apenas um produto técnico”, detalhou o jornalista.
Para participar das oficinas, é preciso se inscrever no 4º Simpósio de Ciberjornalismo, por meio do sítio web www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4 .
Confira a programação completa do evento.