Começa hoje o II Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia

Com mais de 450 inscritos confirmados, inicia nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a partir das 19h30min, o II Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia.









A conferência de abertura do Simpósio terá foco no tema central do evento: o papel da mídia e do judiciário na construção da justiça socioambiental. Para falar sobre o assunto estarão presentes a professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Cristiane Derani, o professor mestre da Universidade Federal de Goiás, Edson Spenthof e também da Universidade Federal de Goiás, o doutor Fernando de Carvalho Dantas.


Na quarta-feira, dia 28, o tema será os povos indígenas: identidade, mídia e direito. Para debater o assunto teremos a jornalista da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Cuiabá, Andreia Fanzeres, o professor mestre da UFMT/CUA, João Paulo Miranda e a liderança xavante Cristóvão Tserero'odi Tsõrõpré. A mediação será do procurador da Funai de Barra do Garças, Rogério Vieira Rodrigues.

Na quinta-feira, dia 29, o jornalista Dioclécio Ferreira da Luz falará sobre rádio comunitária, direito e política da comunicação e o defensor público de Barra do Garças, Hugo Ramos Vilela, sobre  movimentos sociais e racismo ambiental.

Para encerrar o evento, na sexta-feira, o procurador do Ministério Público de Mato Grosso, Luis Alberto Scallope, o professor doutor da Universidade Federal de Ouro Preto, Reges Schwaab e a professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Norma Padilha abordarão a temática: o discurso da mídia e responsabilidade ambiental.

Além das conferências e mesas de debates, o evento oferece aos inscritos oportunidade de participar de 14 minicursos e oficinas das áreas da comunicação e do direito, nos turnos da manhã e tarde. Confira a lista no blog www.simposiojd2013.blogspot.com.

O Simpósio também estimula a produção científica, com sessões de comunicações orais. Dezoito trabalhos serão apresentados e publicados nos  anais do evento, identificado com o ISSN 2238-6602:(CD-ROM).

O evento tem como organizadores os acadêmicos e professores dos cursos de direito e jornalismo da UFMT/CUA e seus respectivos centros acadêmicos, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).


Inscrições: As inscrições para participar do evento podem ser realizadas ainda hoje, primeiro dia do evento, presencialmente a partir das 17 horas no local do Simpósio. Confira no blog os valores de inscrição.
Via Assessoria.