I Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia em 2012 obteve 565 inscritos e 22 trabalhos publicados; inscreva-se para a edição deste ano


Simpósio de Jornalismo e Direito 2013

Em 2012, os cursos de Jornalismo e Direito da UFMT, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, propiciaram a interdisciplinaridade e integração com a realização do I Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia, com o tema O Direito da Comunicação e a Comunicação do Direito. 

O evento aconteceu de 29 de maio a 1º de junho de 2012, contabilizando 565 inscritos, entre estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Direito da UFMT, Unemat e das Faculdades Cathedral.  

O Simpósio promoveu 4 noites de debates e mesas redondas que tiveram a presença de debatedores de ambas as áreas, na interação com os palestrantes, que foram: Guilherme Fernandes Neto, membro do Ministério Público do Distrito Federal e Professor da Universidade de Brasília (UNB), o jornalista Ademar Adams – bacharel em Direito e assessor de Comunicação do TRT 23ª Região (Cuiabá), o Juiz federal, diretor da Subseção Judiciária de Barra do Garças, Dr. Fernando Cleber da Araújo Gomes e o escritor e jornalista, produtor do programa Roda Viva, Tomás Chiaverini. 


Os debates tiveram focos no direito da Comunicação Social, na importância e os limites da comunicação entre o judiciário e a mídia, na opinião pública e as decisões judiciais e na imersão jornalística versus legalidade. Foram oferecidas 11 oficinas e minicursos nos períodos da manhã e tarde. 


O evento possibilitou a apresentação e publicação de 22 trabalhos científicos em anais de mídia digital, com o ISSN. Houve lançamento de livro e atividades culturais. 


Destaca-se a criação do blog  www.simposiojd.blogspot.com, espaço de divulgação, inscrições e disponibilização dos certificados.


Faça sua inscrição para a edição deste ano e confira a programação: Blog do evento