Conheça os palestrantes do II Simpósio de Jornalismo e Direito UFMT Araguaia

Simpósio de Jornalismo e Direito 2013

O II Simpósio de Jornalismo e Direito da UFMT, campus Araguaia, acontecerá de 27 a 30 de agosto em Barra do Garças. As inscrições custam 45 reais para graduados e recém- graduados e 70 reais para professores e profissionais. No dia 27, primeiro dia do evento, as inscrições somente podem ser realizadas no local do simpósio, com o valor de 65 reais para graduados e recém-graduados e 90 reais para professores e profissionais. Confira os palestrantes confirmados no evento:



Andreia Fanzeres



Andreia Fanzeres é jornalista com 10 anos de experiência na cobertura de  temas ambientais no país. Trabalhou na Revista Ciência Hoje (2003), na Globonews  (2004) e no site O Eco como repórter (2005-2010), além de ter sido editora do site O  Eco Amazônia (2010), colaborando ainda com o jornal Valor Econômico (2009-2010).  Participou do Programa Trainee em Meio Ambiente da Fundação O Boticário (2005) e  do Press Fellowship Programme de Wolfson College, na Universidade de Cambridge - Inglaterra (2009). Acumula prêmios nacionais e internacionais como o Earth Journalism  Awards com a série multimídia “A trajetória da fumaça” (2009), Prêmio de Reportagem  sobre Biodiversidade com a matéria “O Código Florestal ao arrepio da Ciência”, na  Revista Unesp Ciência (2011) e Prêmio Pedro Rocha Jucá na categoria internet com  a reportagem “Invasores começam a ser retirados da Terra Indígena Marãiwatsédé”,  veiculada na Agência Repórter Brasil (2012). Atualmente, trabalha na organização  indigenista Operação Amazônia Nativa (OPAN), sediada em Cuiabá.

Cristiane Derani


Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e doutora em direito pela mesma universidade. Estudos de doutorado (bolsa CNpq) na J.W.Goethe Universitaet, Frankfurt. Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Foi professora associada da Universidade de São Paulo, professora titular do mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, professora do Mestrado da Universidade Católica de Santos, professora convidada da universidade Pablo d´Olavide, Sevilha. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Dirige o grupo de pesquisa Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no direito Internacional.

Dioclécio Ferreira da Luz


É jornalista, atuando na área desde 1980. Fez o Mestrado em comunicação pela Universidade de Brasília; sua pesquisa, concluída em 2011, versa sobre radiojornalismo comunitário. Tem diversos textos publicados tratando de comunicação, cultura e meio ambiente; lançou nove livros, dois deles tratam de rádios comunitárias. Ministrou oficinas e palestras para universidades (UnB, USP, Maurício de Nassau, entre outras) e diversas entidades (MST, MAB, ENECOS,...) sobre direito à comunicação, radiodifusão comunitária, jornalismo, cultura e meio ambiente.


Fernando Antonio de Carvalho Dantas


Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Direito. Professor Titular de Teoria do Direito da Universidade Federal de Goiás. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Agroambiental da Universidade Federal do Mato Grosso. Membro da Diretoria do Centro de Estudos Sociais da América Latina - CES AL. Membro do Conselho Científico do Observatório da Justiça Brasileira. Professor convidado do Programa de Doutorado Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidad Pablo de Olavide em Sevilha, Espanha. Professor visitante do Programa de Doutorado em Pensamento Latinoamericano da Universidade Nacional da Costa Rica. Professor colaborador do Programa de Doutoramento Direito e Democracia no Século XXI do Centro de Estudos Sociais CES, da Universidade de Coimbra Portugal. Ex-procurador Geral da Fundação Nacional do Índio. Membro convidado do Comitê de Pareceristas do Conselho Nacional do Patrimônio Genético - CGEN, do Ministério do Meio Ambiente. Membro do Comitê de Avaliação da Área de Direito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bolsista sênior do Centro de Estudos Sociais América Latina , Brasil


Luiz Alberto Esteves Scaloppe


Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, Administração de Empresas e Administração Pública. Mestre em Sociologia (PUC/SP - 1984) e em Educação Pública (UFMT -1995). Doutorando em Filosofia Jurídica e Política (Universidade de Barcelona, Espanha) Atualmente atua como professor universitário na Faculdade de Direito da UFMT e como Procurador de Justiça da Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística no Ministério Público de Mato Grosso. Coordena o Núcleo de Estudos Jurídicos e Pesquisas Ambientais (NEPA).


Reges Toni Schwaab


Doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) e membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Narrativas e Linguagens (CNPq/UFOP). Atua na área de Comunicação, com ênfase em temas como jornalismo; discurso; narrativas; jornalismo e meio ambiente. 

As incrições podem ser feitas no blog http://simposiojd2013.blogspot.com.br/