TCC realizado por jornalistas formadas na UFMT Araguaia é apresentado hoje no 4º Simpósio de Ciberjornalismo

por Edmar Leal de Sousa, Jaqueline Barros, Michele Faifer e Rodrigo Pereira Teodoro


Hoje, o professor Alfredo Costa apresenta o trabalho "Portal de Mapeamento de Mídia de Mato Grosso: do Impresso ao Digital" (local: Sala 4 do Mestrado em Educação – UFMS,  horário: 14h) . Trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC realizado, sob sua orientação, pela jornalistas formadas no Campus Araguaia da Universidade Federa de Mato Grosso - UFMT: Ana Carolina Vilela Souza Silvestre de Paiva, Carolina de Oliveira Pizzatto e Franciele Carolina Strege.
Segundo a coordenadora da sessão dos GTs, professora Thaísa Bueno, os grupos ficaram divididos conforme as áreas de interesse divulgadas no Edital da Chamada de Trabalhos e de acordo com as afinidades dos trabalhos aprovados. Os Grupos de Trabalho acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, das 14h00 às 18h00, nas salas de aula do Curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da UFMS, localizadas no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A Comissão Organizadora do 4° Simpósio de Ciberjornalismo divulgou ontem a relação dos Grupos de Trabalho (GTs) do evento.Confira a relação na lista abaixo e na página no 4° Simpósio de Ciberjornalismo no endereço: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor4/grupos-de-trabalho/
DIA 29 – MAPEAMENTOS E PERFISCoordenadora: Thaísa Bueno – sala 4 do Mestrado de Educação
Máquina de conversações – Mapeamento da plataforma de comentários nos principais veículos da imprensa brasileiraLucas Reino e Thaísa Bueno
Portal de Mapeamento de Mídia de Mato Grosso: do Impresso ao DigitalAlfredo José Lopes Costa
A importância dos mapeamentos para o estudo do ciberjornalismoFernanda França
Blogando das barracas do Rio Tocantins: uma proposta de mapeamento da blogosfera imperatrizenseThaísa Bueno e Jordana Fonseca
Redes sociais e ciberacontecimento – a dinâmica do processo interacionalAlciane Nolibos Baccin
Redações integradas: convergência jornalística nos grupos de comunicação de Campo Grande/MSCleidson Lima

DIA 29  – ROTINA PRODUTIVACoordenadora: Taís Telarolli – Auditório do CCHS
Processo de elaboração da notícia no Ciberjornalismo: estudo de caso do portal d24amCristiane Naiara Araújo de Souza
A estrutura do texto jornalístico nas mídias impressa e digital: uma análise do jornal O Globo, oglobo.com e O Globo a MaisMariana Guedes Conde
O uso das bases de dados como indicador de qualidade no jornalismo on-line: um estudo comparativo nos sites noticiosos G1 e EstadãoIeda Maria Menezes Tourinho
O uso do Data Mining para descoberta de enquadramentos noticiosos durante a eclosão das manifestações populares nos sites G1 e EstadãoPedro Alexandre Cabral de Oliveria
Mudanças à vista: como Facebook e Twitter participam da rotina dos jornalistasLuciana Mendes e Taïs de Mendonça Jorge

DIA 29 – GAMES, ENTRENTENIMETO E NOVAS USABILIDADESCoordenador: David Trigueiro – Sala Multimeios
O modelo semiótico pragmático aplicado aos newsgames: gêneros e experiências possíveisJoão Guilherme Cunha
Desafios e convergências de uma mídia espalhada: Um novo contexto informacional em dferentes ambiências digitaisIsadora Ortiz de Camargo
A questão glocal nos portais de notícias de DouradosJosé Milton Rocha
Mídia ninja: nova modalidade jornalística ou militância?Toni André Scharlau Vieira
Ciberjornalismo e Mobilidade: Uma Proposta de Pesquisa Sobre os Aplicativos para Dispositivos Móveis dos Portais de NotíciaElton de Oliveira

DIA 29 – NOVAS NARRATIVASCoordenadora: Marcelli Alves – Sala 3 do Mestrado em Educação
Estruturas De Narrativas Multimídia Em Tablets: uma análise de três jornais em PernambucoKarolina de Almeida Calado
Linguagens utilizadas pelo Diário Digital – um estudo de casoTatiane Queiroz
Linguagem e utilização dos dispositivos móveis na mídia contemporâneaMarcelo da Silva Pereira
Os novos modelos de produção noticiosa e o aumento da Resolução Semântica frente à repercussão da renúncia do Papa Bento XVI no G1.com e Estadão.comThamirys Viana
Informação rural online: case do Sistema FamasulRosane Amadori e Diego Silva
Do cibermeio para o telejornal de referência: um estudo sobre o Fait Divers nas postagens que influenciam no ciclo do jornalismo apócrifoMarcelli Alves

DIA 30 – CIBERCULTURA E INTERAÇÃOCoordenadora: Thaísa Bueno – Sala 1 do Mestrado em Educação
A influência das redes sociais nas manifestações da Primavera Árabe: uma análise das manifestações da TunísiaMaria Isabel dos Santos Veiga
O fazer jornalístico no ciberespaçoAna Carolina Monteiro
Os Conceitos de Lev Manovich e a Linguagem Multimidia: Contribuições para o JornalismoCatarine Moscato Sturza
#contramaonasruas: News Diamond como estratégia de cobertura de manifestações em Belo HorizonteJorge Rocha e Reinaldo Maximiano

DIA 30 – REDES SOCIAIS E FERRAMENTAS DIGITAISCoordenador: Lucas Reino – Sala de Multimeios
Facebook e o Fetichismo de MercadoriaMarco Antônio Ghelen  e Lucas Reino
Facebook como ferramenta de webmarketing e jornalismo rural do Sistema FamasulDiego Silva  e Rosane Amadori
Fontes e Redes Sociais na Internet: uma Revisão BibliográficaVictor Barone
Assessoria de imprensa nas mídias sociais: origem e reconfiguraçõesJanaína Ivo

DIA 30 – ENSINO DE JORNALISMOCoordenador:  Gilson Porto – Auditório do CCHS
Ensino de Jornalismo para múltiplas plataformas:(em defesa de uma pedagogia para formação de jornalistas)Elias Machado
Experiências de estágio docente no ensino do ciberjornalismoNaara Lima Normande
Projeto de Laboratório de experimentação em linguagens digitais para dispositivos móveis e desenvolvimento de novos produtos jornalísticos para tablets e smartphones (Labdim)Thaïs de Mendonça Jorge
Propostas Curriculares da UNESCO (2007) e do MEC (2009): transformações/mutações tecnológicas no ensino de JornalismoOwaldo Ribeiro da Silva
Implantação de mudanças curriculares: o Processo de Bolonha e as transformações em currículos de quatro universidades portuguesasFrancisco Gilson Rebouças Pôrto Junior