Começa amanhã na USP o IX Seminário Internacional Imagens da Cultura, Cultura das Imagens



by Felippe Thomaz
Em sua nona edição, o Seminário Internacional Imagens da Cultura, Cultura das Imagens ocorrerá na cidade de São Paulo, de 28 a 30 de agosto. O evento é fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Aberta Portugal e a Universidad de Múrcia (Espanha) e configura-se como atividade de cooperação entre pesquisadores de diferentes áreas, em sua convergência com a Comunicação.
Trata-se de um evento de abrangência restrita, pois o que visa é o compartilhamento de pesquisas e diálogos entre pesquisadores, objetivando o aprofundamento e a colaboração entre os pares, não somente no evento, mas também em trabalhos que se seguirão. Uma peculiaridade interessante é a restrição de participação àqueles que submeteram trabalhos, a fim de estreitar o escopo de discussão às temáticas apresentadas nos GTs.
O GITS se faz presente na edição deste ano através do trabalho conjunto do prof. José Carlos Ribeiro (nosso coordenador) e do mestrando Felippe Thomaz, seu orientando. Intitulado "Sobre 'experiência' em MMORPGs: reflexões sobre a relação dos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft", o artigo é a problematização de um aspecto associado à pesquisa de mestrado do discente. Neste sentido, a discussão trazida no paper articula os campos da Filosofia, Psicologia e, obviamente, da Comunicação, no intuito de investigar o que se compreende enquanto "experiência" em jogos digitais/mundos virtuais desta natureza. Emergem questões relacionadas à corpo,percepção, presença e imersão. Em breve, o texto será disponibilizado.
Animados com a possibilidade de estreitar diálogos com pesquisadores e grupos de pesquisa de outras localidades, os representantes do GITS estão certos que a participação neste evento será de grande valia para o aprofundamento das questões levantadas no artigo - e na dissertação em curso -, bem como as repercussões relacionadas às leituras e discussões em andamento em nosso grupo.