Campus do Araguaia promove II Curso de Corrida de Orientação



Estão abertas as inscrições para o II Curso de Corrida de Orientação  promovido pelo grupo do Programa Institucional da Iniciação à Docência (Pibid) do campus do Araguaia, unidade Pontal do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

As vagas são limitadas. Com carga horária de 30 horas, o curso será ministrado pelo presidente da Federação Mineira de Orientação (FMO), professor Alvim José Pereira, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, nos períodos matutino e vespertino.

“O Pibid tem orientado os alunos de graduação das licenciaturas a ampliar e ofertar melhor qualidade do ensino para contribuir para o desenvolvimento regional, além de contribuir para promover a melhoria da ambiência universitária. Desta forma, o grupo do Pibid do curso de Educação Física da UFMT, no pontal do Araguaia, está trabalhando com uma proposta inovadora e envolvente, a corrida de orientação”, explica o professor Anibal Monteiro, do curso de Educação Física.

A corrida de Orientação é um esporte que permite estar em contato com a natureza. O participante é livre para escolher o seu próprio itinerário e obrigatoriamente deve visitar esses postos de controle pela ordem correta que se encontra expressa no mapa distribuído. Os postos de controle são desenhados na carta, o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no mapa com círculos numerados no menor tempo possível, com o auxilio da bússola. 

O objetivo é “procurar inovações pela multidisciplinaridade dentro da escola, promovendo assim, uma proposta com diferentes magnitudes”, completa o graduando do curso de Educação Física e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus do Araguaia, Murillo Rodrigues Soré. Visa ainda “não deixar que os alunos se entediem, retirando-os de dentro da sala de aula e fazendo com que eles interajam com o ambiente que os rodeia havendo sempre novas experiências, sejam elas físicas, ambientais e sociais”, ressalta. 

Mais informações podem ser obtidas com Denize Silva: (66) 9210 2593 claro / (66) 9978 1697 vivo.

ufmt.br