Jornalistas formadas no Campus Araguaia representam a UFMT em Simpósio de Ciberjornalismo


O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC intitulado "Portal de Mapeamento de Mídia de Mato Grosso: do Impresso ao Digital"  foi aceito para apresentação nos grupos de trabalhos do IV Simpósio de Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, em Campo Grande (MS). O artigo foi elaborado pelas ex-alunas do curso de Jornalismo do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Ana Carolina Vilela Souza Silvestre de Paiva, Carolina de Oliveira Pizzatto e Franciele Carolina StregeCaro, orientadas pelo professor Alfredo Costa.

O trabalho das ex-Focas do Araguaia descreve o projeto de um portal de mapeamento de mídia de Mato Grosso, incluindo o delineamento do experimento, os resultados e análises mais significativas de todo processo. A proposta é ressaltar um modelo jornalístico que promove a aproximação entre o impresso e o digital. Relatam-se também experiências positivas e negativas colhidas ao longo do projeto de criação do Portal de MídiaMT. Explica-se ainda como se deu a inserção dos blogs alternativos no projeto, que até então, não faziam parte da ideia inicial, mas que foi decidida em função da crescente participação desses meios de comunicação na disseminação de notícias e opiniões. O objetivo do trabalho foi a criação de um banco de dados que possibilite centralizar, organizar e disponibilizar informações sobre os jornais do Estado que utilizem sites como um segundo meio de interação com o público, além de blogs e sites independentes, sem vinculação com empresas jornalísticas.




4º Simpósio de Ciberjornalismo terá participantes de renome 

A Comissão Organizadora do 4° Simpósio de Ciberjornalismo informa que as inscrições para o evento encerram no dia 18 de agosto. Essa data vale para as inscrições regulares, como participante, quanto para as inscrições dos pesquisadores que tiveram as propostas de trabalho aceitas. Para estes, a coordenação dos Grupos de Trabalho enviará até esta segunda-feira, 12 de agosto, as Cartas de Aceite. As inscrição podem ser pagas por meio do boleto bancário, com vencimento em três dias ou por meio de débito em cartão de crédito. A Comissão informa ainda que não haverá inscrições no dia do evento. O primeiro dia do evento, 28 de agosto, conforme informações da Comissão, será realizado o credenciamento dos participantes, que acontece das 8h às 19h.

O 4° Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo como o professor da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Marcos Palácios; do professor da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa LapJor, Elias Machado; da professora da UFRGS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Digital, Luciana Mielniczuk; da professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora do GJOL, Suzana Barbosa. Também participam do Simpósio os pesquisadores Carla Schwingel, que publicou em 2012 o livro Ciberjornalismo; Jan Alyne da UFOP e  Gilson Porto da Universidade Federal do Tocantins.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS (Ciberjor) realiza também, durante a programação do 4° Simpósio de Ciberjornalismo, o 1° Seminário Inter-grupos de Pesquisa em Ciberjornalismo. Este Seminário, que reunirá os líderes dos grupos de pesquisa em Ciberjornalismo, vai debater os projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos Grupos e buscar parcerias que promovam trabalhos conjuntos, integrados para desenvolvimento de pesquisas em Ciberjornalismo.


Faça sua inscrição aqui