Alunas de Jornalismo da UFMT-CUA participam do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental

O curso de jornalismo do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será representado no II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA), na categoria iniciação científica, com o artigo denominado "PEC 215: A Narrativa Social nos Caminhos do Discurso Midiático" das acadêmicas do 7º semestre +Dandara Morais e +Sckarleth Martins , com orientação do professor Gesner Duarte.

 

O trabalho analisa a forma que alguns veículos impressos de notícias (Veja, Folha de São Paulo e Brasil de Fato) abordaram a ocupação dos índios, em abril deste ano, a Câmara dos Deputados durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional 215, que trasferia da Funai para o Congresso Nacional a competência para aprovar a demarcação, titulação e homologação de terras. Sensíveis às questões ambientais noticiadas e discutidas pela grande mídia, principalmente as que envolvem causas indígenas, as estudantes contribuem ativamente nas discussões a cerca da causa dentro e fora da universidade. 




O II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental seria parte do V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) programado entre 16 a 19 de outubro de 2013, em Brasília – DF. Em nota a organização do ENPJA informou que devido a falta de apoio das agências de fomento, para custear o evento, será adiado para o primeiro semestre de 2014 com ajustes na data e local.