Três universidades federais já nascem com 1.843 vagas abertas neste ano

Três das quatro universidades federais criadas neste ano vão oferecer 1.843 vagas neste segundo semestre de 2013. As unidades que já nascem com vagas abertas são resultado de desmembramentos de universidades existentes.
Da UFC (Universidade Federal do Ceará), foi criada a UFCA (Universidade Federal do Cariri), que vai oferecer mais de 600 vagas neste segundo semestre: 490 oportunidades em 11 cursos em Juazeiro do Norte, 80 vagas em medicina em Barbalha e 50 em agronomia em Crato. A expectativa é que 16 novos cursos sejam criados gradativamente nos próximos semestres, totalizando 6.490 oportunidades.
A UFPA (Universidade Federal do Pará) deu origem à Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), que terá 658 vagas em 16 cursos em Marabá. Quando estiver plenamente instalada, Unifesspa deverá ter 47 cursos de graduação, tendo como meta atender 12.830 estudantes nos cursos na graduação e na pós-graduação.
Já a UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), que nasceu de um desmembramento da UFBA (Universidade Federal da Bahia), vai oferecer 565 vagas neste semestre no campus de Barreiras. O objetivo é que nos próximos anos, a universidade tenha 35 cursos de graduação com até 7.930 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.
A quarta universidade criada, a Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia), terá sua sede na cidade de Itabuna e campi nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A unidade não terá oferta neste ano, mas, quando estiver instalada, contará com 36 novos cursos e deverá ter 11.110 estudantes. Mais

Conheça as 20 universidades federais com maior número de vagas 20 fotos

1 / 20
1º lugar - A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é a universidade federal com maior número de vagas para cursos presenciais, (9.090), segundo o Censo da Educação Superior de 2011. A UFRJ possui três campi: Cidade Universitária, localizado na Ilha do Fundão; Praia Vermelha, situado no bairro da Urca; e Macaé. O candidato que deseja ingressar na UFRJ em 2014 deve, obrigatoriamente, estar inscrito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 Leia mais Marco Fernandes/CoordCOM - UFRJ