Japão testa transmissão de televisão 4K via Internet

País quer tornar-se o primeiro a transmitir uma programação 4K via satélite em 2014, a tempo para a Copa do Mundo.


A companhia japonesa de telecomunicações NTT West começou a fazer testes de transmissão de vídeos com resolução 4K via Internet para aparelhos conversores (set-top boxes). A empresa acredita ser o primeiro teste do tipo.
Para o experimento, um novo padrão de compressão de vídeos, o H.265, está sendo usado para reduzir a quantidade de dados necessários para a transmissão. A resolução 4K oferece quatro vezes mais a quantidade de detalhes que a resolução de alta-definição de 1080p.
Tabela de comparação entre o 4K e outras resoluções.
Atualmente, o codec H.264/MPEG-4 é comumente usado para transmitir TV digital. Em janeiro, a União Internacional de Telecomunicações (ITU, sa sigla em inglês), uma agência da ONU, aprovou um novo formato sucessor chamado de vídeo de H.265 High Efficiency Video Coding (HEVC). Ele permite que vídeos 4K e 1080p sejam transmitidos usando cerca de metade da taxa de bits, graças à utilização de algoritmos avançados.
O Japão planeja tornar-se o primeiro país a transmitir uma programação 4K via satélite em 2014. Com isso, o país já colocaria a tecnologia em prática a tempo para a Copa do Mundo. JW.
Via JW