Após quase oito dias, Câmara de Porto Alegre é desocupada pelos peladões na luta pelo passe livre

Quase oito dias após o início da ocupação da Câmara, por volta das 9h desta quinta-feira (18), integrantes do Bloco de Lutas pelo Transporte Público deixaram o plenário do Legislativo local. A saída aconteceu de forma pacífica, conforme acordo firmado ontem entre manifestantes e vereadores no Fórum Central da Capital.
A sinalização do desfecho da ocupação aconteceu quando o projeto de abertura das contas do transporte público foi protocolado pelas vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL), representando suas bancadas. A proposta do passe livre para estudantes e desempregados foi, no mesmo momento, encaminhada à Prefeitura.

Via Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Leia também o texto do jornalista e professor da UFGRS Wladymir Ungaretti:

PELADÕES NA LUTA PELO PASSE LIVRE

Esta foto é muito mais importante do que imaginamos. Luther Blissett diz em um de suas escrituras que a guerrilha midiática é um método homeopático de defesa da ingerência da ação da mídia corporativa em nossas vidas. São ações contra a mídia com suas próprias armas, ridicularizando o poder destes meios e toda a empulhação que serve de matéria prima para os espetáculos (de imagens) montados pelo sistema. Os showrnalistas “caçadores de notícias” devem ser atraídos por iscas fascinantes. Diz ele que os meios de comunicação da mídia corporativa são eficientes “desinformantes”. E que o conformismo e homogeneidade da mídia não se originam de uma capacidade estratégica, mas de uma ignorância extrema, má-fé, mesquinhez e pequenez de homens e mulheres que se fantasiam de profissionais da informação e nada sabem fazer a não ser se achatar uns sobre os outros, dando a impressão (mas não só isso) de ser uma formação. Um bloco de diplomados. Além dos “vândalos do mundo, uni-vos!” proponho, também, “amantes do mundo, uni-vos!” Peladões vocês não têm nada a perder a não ser a vergonha, pois que temos um mundo de prazeres pela frente a ser ganho. Assim, como os panfletos anarquistas do início do século passado são preciosidades esta foto, acreditem, será vista da mesma forma no futuro. Peladões na luta pelo passe livre no sistema de transporte. A vanguarda da vanguarda!!!!