Sindicatos lançam em Cuiabá Prêmio Jornalista Abdias do Nascimento

Iniciativa visa estimular cobertura da mídia sobre questões raciais

O Sindicatos dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) lançam no próximo dia 15 (sábado), às 19h30, em Cuiabá, a terceira edição do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento, iniciativa do sindicato carioca, por meio de sua Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio). O objetivo é premiar profissionais que se dediquem à produção de matérias jornalísticas que deem visibilidade ao racismo como fator estruturante das relações sociais brasileiras. 

O lançamento acontecerá no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá "Lázaro Papazian" (Misc), no centro histórico da capital.

Podem concorrer jornalistas profissionais de todo o país. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios, nas categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia alternativa ou comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros, sendo R$ 5 mil para cada categoria. Serão aceitas reportagens inéditas, publicadas ou veiculadas na imprensa brasileira entre 1 de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013.

Lançado em 2011 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), por meio da Cojira-Rio, o Prêmio homenageia o jornalista e ex-senador Abdias Nascimento, ícone da luta contra o racismo e defensor dos direitos humanos.

Entre os destaques, como as inscrições online, a categoria Especial de Gênero que homenageia a jornalista negra Antonieta de Barros, nascida no início do século XX, que se tornou a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil.

Criado para valorizar o conteúdo jornalístico capaz de tornar visível o racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas do Brasil, o Prêmio simboliza a busca por um jornalismo plural, que valorize a diversidade brasileira.

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela Internet no sitewww.premioabdiasnascimento.org.br até o dia 31 de julho. A entrega da premiação será feita em novembro no Rio de Janeiro. Mais