"Protesta Araguaia" leva centenas para ruas de Barra do Garças em manifestação histórica



MovimenProtProtesta Araguaia realiza primeira manifestação em Barra do Garças |
Gracielle Soares/AraguaiaNews
Barra do Garças (MT) presenciou um pôr do sol diferente nesta quinta-feira, 20 de junho. Movidos pelo efeito dominó de manifestações que acontecem em todo o Brasil, a população do Araguaia saiu às ruas.  Segundo a polícia, foram cerca de 1.000 manifestantes presentes, entre estudantes e trabalhadores.

A manifestação teve participação efetiva do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com a comunidade. A concentração teve início às 16h na Prefeitura Municipal de Barra do Garças (MT). Os manifestantes ensaiaram palavras de ordens e hastearam a bandeira nacional ao som do hino cantado em uma só voz.

Entre as pautas reivindicadas pelos manifestantes estavam: a reformulação do transporte público, o anel viário, que garante o desvio do tráfego pesado do centro das cidades de Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT), a preservação da Serra do Roncador, a PEC 37 (a PEC da impunidade) e, também, mais transparência nas contas do município.

Era possível identificar pautas mais “pessoais”, como: “contra o ato médico”, “cura gay”, “jornada de trabalho da enfermagem” e a “PEC dos jornalistas”, que regulamenta o diploma da profissão. A população que não participou apoiava o ato aplaudindo ou filmando a multidão que passava. Mais