Muito se tem falado sobre "inclusão digital" e o que isso representa para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Porém, o simples acesso a tecnologias como o computador e a internet não significam, como se difunde por aí em propagandas oficiais, comerciais ou mesmo no senso comum nosso de cada dia, que o brasileiro está mais incluído digitalmente. É o conhecimento que ele tem do meio, a consciência sobre as suas múltiplas possibilidades e o grau de influência do usuário nessa rede (medido, entre outras coisas, pela sua visibilidade) que poderão dizer se ele é ou não um incluído digital. Abaixo matéria do site IDG Now!


Internautas são maioria no Brasil pela primeira vez, diz pesquisa

Segundo estudo do Cetic, número de domicílios com acesso à web também cresceu e é de 40%.
O percentual de brasileiros com acesso à Internet superou o número de pessoas sem conexão pela primeira vez, segundo informações da pesquisa TIC Domicílios 2012, feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).
Com dados coletados entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013, o levantamento aponta que 49% dos entrevistados disseram ter acessado a web nos últimos três meses contra 45% que disseram nunca ter usado a Internet. Os outros 6% dos entrevistados disseram ter se conectado há mais de três meses.
Vale notar que o número de casas com acesso à Internet também cresceu, indo de 36% em 2011 para 40% no ano passado. Por outro lado, o acesso em lan houses caiu para 19%.
Mais de 80 milhões de internautas
Dessa forma, o TIC aponta que o Brasil possui 80,9 milhões de usuários de Internet. Na classe, a porcentagem com acesso manteve-se estável, com 94%, em relação a 2011. Em todas as outras classes, B, C e D/E, foram registrados aumentos nesse percentual.
Nordeste lidera crescimento
De acordo com o estudo, a região que mais teve crescimento em número de internautas no período foi o Nordeste, que passou de 32% para 38% no quesito. O líder Sudeste subiu de 53% para 55%, seguido pelo Sul e Centro-Oeste, empatados com 53%. A região Norte ficou em último lugar, com 36% de moradores com acesso à web.
Nunca usaram
Apesar desse crescimento, muita gente no país ainda continua sem ter contato com a Internet. De acordo com a TIC 2012, 42,8 milhões de pessoas com idade acima dos 45 anos nunca usaram a web. E 68 milhões de pessoas das classes mais baixas, C, D e E, também nunca se conectaram com a rede.
Método
Para essa pesquisa de abrangência nacional, a Cetic entrevistou cerca de 17 mil pessoas de todo o país, com idades a partir de 10 anos. O levantamento foi feito entre primeiro de setembro de 2012 e 13 de fevereiro de 2013 e envolveu entrevistas pessoas e nas casas das pessoas, a partir de um questionário estruturado.
Fonte: IDG Now! 


0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.