O mundo segundo a Monsanto


A Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia. Situada nos Estados Unidos, é hoje, em sua maior parte, francesa. É a líder mundial na produção do herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup. Também é, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas (transgénicos), respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas.AAgracetus, subsidiária da Monsanto, concentra-se na produção de soja Roundup Ready para o mercado. Por todo o mundo aMonsanto possui empresas, subempresas, empresas subsidiárias ou francas representações de accionista em empresas de renome e interferência local, nacional ou internacional.

No Brasil, por exemplo, sua sede está instalada na cidade de São Paulo e compreende também a indústria de sementes Agroceres e em setembro de 2007 a companhia comprou a Agroeste Sementes, uma empresa brasileira de sementes de milho, em 2008 adquiriu a CanaVialis cujo foco é o melhoramento genético de cana-de-açúcar e a Alellyx, empresa de biotecnologia, unificadas sobre a marca CanaVialis Monsanto, com sede na cidade de Campinas… Além disso, a Monsanto já possuía a brasileira Monsoy desde 1997.
Pelo resto do mundo empresas conhecidas pertencem aos longos braços da Monsanto nomeadamente: Nabisco, General Mills, Campbells, Aurora Foods, Kraft, Phillip Morris, Nestlé, Holsum, Knorr, Kellogs, Heinz, Hellmans, Pepsi Co., Banquet, GreenGiant, Chef Boyardee, Unilever, Lipton, Uncle Ben’s, Pringles, Procter and Gamble, Coca-cola, Minute Maid, Cadbury, Caprisonne, Glaxo entre muitas outras. Mais

Assista ao documentário abaixo: