Data Journalism Awards anuncia finalistas da edição 2013


Dois projetos brasileiros figuram entre os 72 finalistas da premiação que tem por objetivo reconhecer a excelência no jornalismo de dados.

A Global Editors Network (GEN) anunciou no sábado (27) os 72 finalistas da edição 2013 do Data Journalism Awards (DJA), premiação internacional que reconhece a excelência no crescente campo de jornalismo de dados. A edição recebeu mais de 300 inscrições de aplicações de 19 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Hong Kong, Hungria, Quênia, Romênia, Reino Unido e Venezuela.
Dois projetos brasileiros chegaram à final do DJA: InfoAmazonia, feito pelos veículos O Eco e Internews, e o infográfico Network of Scandals, da Veja. Os 72 projetos finalistas serão avaliados por um júri internacional composto por especialistas em dados. Entre os jurados, estão Paul Steiger, do ProPublica, Wolfgang Blau, diretor de estratégias digitais do The Guardian, Aron Pilhofer, do The New York Times, Reginald Chua, da Thomsom Reuters Hong Kong, e Simon Rogers, editor do DataBlog do The Guardian.
A lista completa dos finalistas pode ser acessada no site oficial do Data Journalism Awards. JW