Yoani Sánchez revela planos de criar veículo de comunicação em Cuba


Uma das principais vozes da oposição no país, blogueira pretende colocar projeto em prática quando retornar de suas viagens pelo mundo.


foto_yoani_sanchezRIO DE JANEIRO (Da Redação), 15 de março – A blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou nesta semana planos de criar um veículo de comunicação independente em Cuba quando retornar de sua bateria de viagens pelo mundo.
O regime cubano, que atualmente tem as leis mais restritivas de toda a América em relação à liberdade de imprensa, proíbe a criação de veículos de comunicação privados. Entretanto, Sánchez, que é uma das principais vozes da oposição no país, disse que isso não será um impedimento. “Sei que é impossível, que é ilegal. Mas não serei eu quem vai me impedir (…) Conheço muitas pessoas cheias de energia que se juntarão a mim para levar esse projeto adiante”, disse Sánchez à AFP.
A blogueira tornou pública a sua intenção de fundar um veículo em Cuba durante sua apresentação sobre liberdade de expressão em um encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa em Puebla, no México.
O veículo de Sánchez não seria o primeiro a ser lançado em Cuba durante o regime de Castro. Há alguns anos, existem o Habana Press e o Hablemos Press, que já enfrentaram medidas repressivas do governo, incluindo prisões.
Mundialmente conhecida por manter, desde 2007, o blog Generación Y, Sánchez conquistou diversos prêmios por artigos e críticas da situação social em Cuba no governo de Fidel Castro e Raúl Castro. Atualmente, a blogueira escreve também artigos para o diário espanhol El País. Via JW.
Com informações de Knight Center e lainformacion.com.