Uma das principais vozes da oposição no país, blogueira pretende colocar projeto em prática quando retornar de suas viagens pelo mundo.


foto_yoani_sanchezRIO DE JANEIRO (Da Redação), 15 de março – A blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou nesta semana planos de criar um veículo de comunicação independente em Cuba quando retornar de sua bateria de viagens pelo mundo.
O regime cubano, que atualmente tem as leis mais restritivas de toda a América em relação à liberdade de imprensa, proíbe a criação de veículos de comunicação privados. Entretanto, Sánchez, que é uma das principais vozes da oposição no país, disse que isso não será um impedimento. “Sei que é impossível, que é ilegal. Mas não serei eu quem vai me impedir (…) Conheço muitas pessoas cheias de energia que se juntarão a mim para levar esse projeto adiante”, disse Sánchez à AFP.
A blogueira tornou pública a sua intenção de fundar um veículo em Cuba durante sua apresentação sobre liberdade de expressão em um encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa em Puebla, no México.
O veículo de Sánchez não seria o primeiro a ser lançado em Cuba durante o regime de Castro. Há alguns anos, existem o Habana Press e o Hablemos Press, que já enfrentaram medidas repressivas do governo, incluindo prisões.
Mundialmente conhecida por manter, desde 2007, o blog Generación Y, Sánchez conquistou diversos prêmios por artigos e críticas da situação social em Cuba no governo de Fidel Castro e Raúl Castro. Atualmente, a blogueira escreve também artigos para o diário espanhol El País. Via JW.
Com informações de Knight Center e lainformacion.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta postagem.