Como escapar da ditadura do PowerPoint


Apresentações em PowerPoint (PWP) podem ser um problema, desde que você não saiba como utilizá-lo corretamente. Fundos escuros, poluídos demais, textos longos e cansativos, que mal dão para ler, aborrecem plateias e complicam a apresentação. Parece simples, mas um excelente conteúdo pode se perder nos labirintos do PowerPoint.

Aulas, palestras, apresentações para autoridades podem ser comprometidos por apresentações ruins. O site Mr.Media Training abordou o tema em recente post, defendendo a aplicação da técnica dos “4S”, que consiste no uso das expressões inglesas Set it up, show it, set it up, and supplement it.  O que significa essa técnica? Vejamos o que Brad Phillips, do Mr. Media Training, recomenda:

“A maioria dos apresentadores apresentam os slides da mesma maneira. O instrutor projeta as informações contidas em um slide, clica para o próximo slide, e fala sobre o novo slide, muitas vezes fazendo literalmente uma leitura para o público. Essa abordagem é problemática por várias razões.

Primeiro, os apresentadores não dão à audiência, a qualquer momento, uma informação nova, obrigando a plateia escolher entre absorver o material constante no slide ou a ouvir o orador.

Segundo, a audiência pode ler cinco vezes mais rápido do que o apresentador pode falar, o que significa que os membros da audiência andam sempre à frente do apresentador. Eles não precisam do apresentador para ler os slides literalmente.

Terceiro, clicando para o próximo slide, antes de introduzi-lo,  a audiência pode concluir que o orador precisa ver o próximo slide do PWP a fim de lembrar o que vem a seguir em sua própria apresentação.”
O autor sugere que há uma maneira melhor de apresentar cada novo slide do PWP, que ele chama de a abordagem "4S". Vejamos as recomendações.