Câmara de Alto Araguaia homenageia professores da Unemat


“Que continuem a contribuir com o ensino e que levem o nome de Alto Araguaia nos eventos de comunicação que forem participar”. Com essa frase o vereador Gustavo Melo (PSD) abriu o discurso de homenagem ao professor mestre Lawrenberg Advíncula da Silva e ao jornalista e ex-acadêmico Marcos Cardial, ambos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia.

A Moção de Aplausos foi entregue na Sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (04/03) aos dois profissionais foi pela participação no XI Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação (ALAIC) em Montevidéu, no Uruguai, em maio de 2012. O Congresso da ALAIC contou com 1.134 inscritos, sendo o professor e o acadêmico, à época em face de concluir a graduação em jornalismo, os únicos da Unemat a apresentaram trabalho.

O Artigo, intitulado “Estudando Folkmarketing na Feira Livre de Alto Araguaia, Mato Grosso: uma reflexão sobre os agentes-comunicadores e seus processos comunicativos”, foi apresentado no GT1, voltado para discussões em Comunicação Intercultural e Folkmarketing. Em 2011, o professor e o acadêmico já haviam produzido trabalho semelhante, este apresentado no XII Congresso Iberoamericano de Comunicação (IBERCOM) na Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra no mês de novembro de 2011.

“Sem dúvida alguma temos que destacar que a participação do professor e deste ex-aluno é a possibilidade de intercâmbio com pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior, a possibilidade de consolidar a marca Unemat no cenário da pesquisa internacional em Comunicação e ainda a divulgação do município de Alto Araguaia em nível internacional. Devemos, enquanto vereadores, reconhecer o esforço e agradecer por levar o nome de Alto Araguaia”, disse Gustavo Melo.

O professor Lawrenberg Advíncula ministra aulas na Unemat desde 2010. Além da dedicação ao ensino, tem como marca profissional o campo da pesquisa. “Hoje [segunda-feira] foi um desses dias que guardarei para o resto de minha vida. Homenagens como essa fazem-me lembrar os primeiros dias de aula no curso de jornalismo da Unemat de Alto Araguaia, mas, acima de tudo, reiteram o amor incondicional que possuo por essa cidade calorosa e hospitaleira, que, sem receio, abraçou-me como mais um filho. Temos de aproveitar a ocasião para destacar a importância da iniciação científica e a responsabilidade social da universidade em relação ao município”, disse o professor.

O ex-acadêmico e jornalista Marcos Cardial disse da importância da participação no congresso em sua formação e agradeceu ao vereador Gustavo Melo pela homenagem e ao professor Lawrenberg Advíncula por creditar tamanha confiança. “Mais que reconhecer o campo da pesquisa, tendo como foco personagens da vida real de Alto Araguaia, a homenagem do amigo Gustavo Melo aumenta nossa responsabilidade no campo profissional e na pesquisa”, ressaltou.