32º Congresso do ANDES começa hoje no Rio


Evento é o primeiro encontro nacional dos docentes desde as históricas greves de 2012


Professores de todo o país se reúnem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 4 e 9 de março, para o 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (ANDES-SN). O evento, que deve reunir mais de 500 participantes, entre delegados e observadores, é o primeiro encontro nacional desde as históricas greves da categoria realizadas no ano passado.

Em 2012, docentes de diversas universidades estaduais e de quase todas as instituições federais de ensino paralisaram suas atividades, reivindicando melhorias na carreira e nas condições de trabalho. A greve nas federais, que mobilizou todo o país, durou 124 dias e foi a mais longa já realizada pela categoria.

“Este deve ser um congresso histórico, pois é a primeira oportunidade que teremos para nos reunir após a greve de 2012. Será o momento para avaliarmos como dar continuidade à grande mobilização construída no ano passado e definirmos quais serão nossas estratégias de enfrentamento em 2013 na defesa da Educação Pública de qualidade e dos direitos dos trabalhadores”, avalia a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira. Mais