Rede pesquisa jovens de todo o Brasil na internet



Coordenada por Nilda Jacks (UFRGS) e com a vice-coordenação de Mariângela Toaldo (UFRGS), a Rede de Pesquisa Brasil Conectado é formada por pesquisadores de instituições de ensino superior de todo o país, com o objetivo de desenvolver pesquisas nacionais e comparativas. Com o intuito de fortalecer a integração dos envolvidos, a página oficial da Rede está online desde o início desse mês. Professores, estudantes e profissionais da área da comunicação estão envolvidos na rede, que se iniciou em alguns estados no final de 2011 e no ano passado conseguiu montar equipes em todo o país.
A ideia da rede corrobora com um problema de pesquisa que vem sendo debatido nos últimos anos, relacionado à reflexão de possíveis alterações na forma como o público estaria se apropriando dos conteúdos produzidos pelos meios de comunicação de massa perante novos cenários de recepção. Este novo ambiente, como problematizado por estudiosos do comunicação como Fausto Neto, possuiria um componente importante para a reflexão: o modo como se dá a circulação dos conteúdos dos veículos de comunicação.
Nessa perspectiva, a rede desenvolve a pesquisa Jovem e consumo midiático em tempos de convergência, a fim de conhecer as realidades regionais brasileiras no que diz respeito aos usos e apropriações dos recursos multimidiáticos em processo de convergência, por parte dos jovens nas diferentes regiões do país. E o site buscará agregar páginas com informações das equipes de todos os estados. Daí, cada equipe local ficará encarregada na produção de conteúdos específicos, referentes às pesquisas em andamento da rede.Maishttp://gitsufba.net/rede-pesquisa-jovens-de-todo-o-brasil-na-internet/

Via Gits