Facebook: a inveja é uma merda



Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt, na Alemanha, fizeram um estudo com 600 pessoas de diferentes nacionalidades e chegaram à conclusão de que o Facebook provoca sérios ressentimentos e inveja em cerca de 1/3 dos usuários. O que despertaria esses sentimentos pouco “nobres” seria, sobretudo, fotos de férias/viagens seguido de vida social ativa e votos de parabéns durante o aniversário.
De acordo com o estudo intitulado de Envy on Facebook: A Hidden Threat to Users’ Life Satisfaction? (que pode ser acessado AQUI): “Apesar de cultivarem laços de amizade, as atualizações pessoais dos usuários também criam uma plataforma de comparação social sem precedentes. [...] Ficamos surpresos ao perceber quantas pessoas têm uma experiência negativa ao acessar a rede social. Elas se sentem sozinhas, frustradas ou raivosas”.
Segundo a pesquisadora, Hannah Krasnova, as piores reações partem de usuários que entram na rede passivamente, sem interagir com ninguém: “O acompanhamento passivo provoca emoções amargas, com os usuários invejando principalmente a felicidade dos outros, o modo como passam as férias e como socializam”.
E você? Já se pegou com inveja de algum amigo que parece ter uma vida melhor que a sua no Facebook?  Será que podemos levar tão a sério as representações de felicidade e sucesso nas redes sociais? Ou melhor seria questionar a construção social da felicidade nas redes?
Fonte: Gits
Obs. do blogueiro: A letra do Ultraje a rigor explica muita coisa...

A Inveja É Uma Merda

Ultraje a Rigor

Ô neném, não foi assim que eu te ensinei
pô neném, agora eu me decepcionei
torcer prá que o meu sucesso acabe
prá quê, acho que nem você sabe
eu sei, 'cê não pôde ser o que sempre quis
então não suporta ver ninguém feliz
Meu bem eu sei que o sucesso nem sempre dura
mas a mediocridade não tem cura
Chato, prá você poder se conformar
você ficar tentando se enganar
dizer que tá bom o que sempre achou ruim
meu Deus, que miséria existir gente assim
triste, 'cê não ter coragem prá mudar
pior, cê achar melhor me invejar
Meu bem eu sei que o sucesso nem sempre dura
mas a mediocridade não tem cura