Eu te conheço?

Motivos para bloquear "amigos" nas redes sociais e para evitar contatos na vida real.


Há alguns anos fui surpreendida por uma amiga que, durante um telefonema, afirmou sem meias palavras que não queria mais ser minha amiga. Era o dia do seu aniversário e eu liguei para dar os parabéns! Ela afirmou que preferia ser sincera...um comentário feito pelo meu marido sobre o vídeo de casamento dela teria sido o motivo do rompimento. É claro que fiquei chocada. É claro que fiquei triste porque gostava dela de verdade. E, como sou uma criatura meio besta, tentei não me aborrecer. Preferi compreender e respeitar. É caro leitor, eu já fui bloqueada  e não foi no Facebook.
Para falar a verdade, nem sei ao certo onde pretendo chegar começando o meu post relembrando este assunto. Talvez tenha me ocorrido por conta do resultado de uma pesquisa feita pela Universidade de Denver, no Colorado, e publicado pelo Estadão. Segundo os pesquisadores 40% das pessoas entrevistadas afirmaram que evitariam pessoas “na vida real” que as bloquearam no Facebook, 50% não se importariam tanto e 10% afirmaram não terem certeza. Apesar do tema ser bastante rico em possibilidade problematizadoras, o que mais me chama atenção são os motivos levantados para o rompimento e a resposta para os motivos que o levariam a evitar contato face-a-face com o ator do bloqueio.
Motivos para bloquear
• Publicações frequentes e irrelevantes
• Posicionamento muito extremo sobre assuntos como política ou religião
• Publicações inapropriadas com conotações sexistas ou racistas
• Posts chatos sobre o dia a dia, falando de filhos, comida, cônjuge, entre outros
Motivos para evitar contato
• Se a pessoa discutiu sobre um evento depois de ele ter acontecido [principalmente sobre vídeos de casamentos!
• Se a reação emocional da pessoa que perdeu o amigo online foi muito forte e negativa
• Se a pessoa deixada para trás acredita que isso aconteceu por causa de algum comportamento offline
• A distância física entre os dois
• Se o relacionamento problemático foi discutido antes de a amizade virtual ser desfeita no site
• Se a pessoa valorizava demais o relacionamento antes de a amizade virtual ser desfeita no site