Gradiente afirma que lançou o 1º iPhone do mundo e explica



Após o lançamento da linha de celulares iphone, a Gradiente publicou um video no Youtube para tentar desfazer a polêmica em torno do nome do dispositivo, o mesmo usado para o smartphone da Apple.

Segundo o vídeo, iphone é a abreviação para “internet phone” e foi criada pela equipe de marketing da Gradiente no ano 2000. "Estava lançado no Brasil o primeiro iphone do mundo, o Gradiente iphone", diz o vídeo. Nesta época, já havia a intenção de lançar aparelhos de celular que pudessem ser conectados à internet, ainda de acordo com o vídeo publicado pela Gradiente.

No mesmo ano, o pedido de registro da marca G Gradiente iphone foi feito ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mas a autorização só veio em 2008. E apenas há poucos dias, em 19 de dezembro, a marca saiu do papel, com o lançamento da linha iphone da Gradiente. Caso não fosse usada, a exclusividade da Gradiente sobre a marca iria expirar em 14 dias.
Segundo o Inpi, empresas que não utilizam as marcas registradas em 5 anos podem perder a exclusividade. A demora em relação ao uso da marca iphone, explica a empresa no video, foi causada por dificuldades financeiras.

A Apple é citada no video, dando mostras de que a disputa pelo cobiçado nome iphone pode ir parar na Justiça. “Sete anos depois do primeiro Gradiente iphone, outra empresa de tecnologia supercompetente e com um comandante brilhante lançou seu aparelho no Brasil também chamado de iphone, embora a marca já fosse da Gradiente no país", afirma o vídeo.