Aplicativo Web recomenda livros com base nos seus tweets

Projetado na Universidade Northwestern, nos EUA, o BookRx analisa propriedades como palavras, hashtags e menções dos tweets


Divulgação / BookRx
Do tradicional boca a boca, passando por resenhas em jornais e indo até as mídias sociais, recomendar livros é uma prática antiga. Agora, uma nova aplicação Web se propõe a recomendar livros com base nos tweets de uma pessoa. O BookRx, como foi chamado, foi lançado nesta semana e é fruto do Knight Lab da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Para receber suas recomendações, a pessoa deve informar ao BookRx seu nome de usuário no Twitter. Após alguns segundos, o aplicativo produz uma lista de categorias e livros específicos que a pessoa deve gostar. O funciona comparando propriedades como palavras, hashtags e menções dos tweets, e usa uma técnica secreta de coleta de dados com um algoritmo que vincula as palavras tuitadas às recomendações de livros.

O BookRx foi criado pelo estudante de PhD Shawn O’Banion em conjunto com seu professor, Larry Birnbaum. Recentemente O’Banion usou um método similar para criar o aplicativoTweetCast, que objetiva analisar tweets para prever votos na eleição presidencial dos Estados Unidos. JW.