Exposição de museu itinerante chega à UFMT

Exposição tem passado pelos campus da UFMT
Começa hoje a exposição dos principais bens culturais do estado de Mato Grosso no Campus Universitário do Araguaia-CUA. As peças se encontram no saguão provisório do Restaurante Universitário até o dia 20 de dezembro.

A mostra itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso— EXPOIMAT— proporciona ao público a oportunidade de observar uma amostra de importantes documentos e objetos das principais manifestações culturais do estado, além de um conjunto de imagens representativas dessas expressões.



Sobre a EXPOIMAT

Etnias são destaque da mostra itinerante
O inventário é fruto do trabalho de três meses de captação e oito de pesquisa em nove acervos situados na capital do estado. Em consonância com a diversidade cultural, foi inventariado um conjunto extenso de documentos que datam da época colonial até os dias de hoje. 

Essa exposição interessa a toda à comunidade e aos pesquisadores das áreas humanas e sociais, mais especificamente aos professores e alunos da educação básica, em que o tema da diversidade cultural e da inclusão das histórias e culturas indígenas e africanas são essenciais na formação dos estudantes.


Categorias
 Trabalhos manuais são célebres na mostra
Das referências culturais inventariadas, há grande presença de Formas de Expressões e Saberes e Modos de Fazer.

Das celebrações as mais referidas são: Cururu, Siriri, Viola-de-Cocho, Festas do Milho. Os Lugares de práticas sociais mais citados são: o rio Cuiabá, Chafariz do mundéu, Ponte de Pedra, entre outros.

Para o agendamento de visitas de grupos e escolas, entrar em contato pelo telefone 
(66) 3405-7204, ou pelo e-mail: semanacientificacua@gmail.com