Cineclube Roncador exibe hoje “Sacco e Vanzetti” em Barra do Garças

Bartolomeo Vanzetti (esquerda) e Nicola Sacco algemados (Foto: Wikipedia)

O Cineclube Roncador exibe hoje (24), às 16h30, no auditório do Campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Barra do Garças, o filme “Sacco & Vanzetti”, do diretor Giuliano Montaldo.

O filme se passa em Boston, EUA, no início dos anos 20, e conta a história de dois imigrantes italianos que são detidos pela polícia por causa de um assassinato. É duvidoso que eles sejam culpados pelo crime, e o motivo aparente da detenção é a posição política deles: são anarquistas. O julgamento dos imigrantes deixa de ser baseado na justiça, e passa a ser político, já que eles devem ser condenados por serem estrangeiros e seguirem doutrina política oposta ao conservadorismo então vigente nos Estados Unidos. 


A exibição do filme faz parte do projeto de extensão Cineclube Roncador, e a temática escolhida é resultado de parceria com o projeto de extensão “Estudos Libertários”. A programação do cineclube, para o restante do ano, contará com a exibição de filmes e debates sobre a experiência libertária no mundo. A entrada é franca.