Achei este post antigo, mas oportuno, no Novo em Folha.
Gary O'Donoghue
O Bruno Garcez nos mandou uma contribuição para a discussão sobre beleza em telejornalismo. Vejam só:
"A primeira vez que o vi na tela, achei que havia algo errado com aquele repórter. De olhos semicerrados, ele sequer olhava para a câmera, mas depois descobri que, fiel à sua política de oportunidades iguais, a BBC estava colocando no ar um repórter que era deficiente visual: Gary O'Donoghue, um correspondente com vasta experiência de rádio, mas que nos últimos anos passou a fazer TV também.
Para o espectador acostumado a ver apresentadores e repórteres com visual de coroinha ou de miss de concurso, a visão de Gary O’Donoghue poderia causar estranheza. Além de cego, ele é um senhor corpulento e de cabelos ligeiramente desalinhados.
Talvez ele seja um exemplo extremo, mas desde que fui residir na Grã-Bretanha e que comecei a assistir a TV local com mais freqüência, e lá se vão nove anos, comecei a me deparar com âncoras e repórteres de rua que se parecem mais com o vizinho do lado do que com a modelo recém-saída da passarela. Isso vale para inúmeros grandes nomes do noticiário.
Outro exemplo interessante é o de um dos programas mais populares da TV britânica, "Top Gear", atração semanal sobre automóveis velozes, da BBC.
Em outros cantos, tal série seria capitaneada ou por uma loura curvilínea ou por um garotão sarado. Na Grã-Bretanha, o comando do programa coube a um senhor grandalhão, de rosto comprido e de meia idade.
Jeremy Clarkson pode não ser nenhum galã, mas tem uma presença extraordinária, é carismático, espirituoso e já figurou em diversas listas de personalidades odiadas, devido a seus comentários irônicos e politicamente incorretos.
Mas a era das beldades parece também estar se firmando na telinha britânica, em especial nos telejornais das emissoras pagas, como a Sky.
Se até pouco tempo beleza não punha mesa na TV britânica, a realidade pode estar mudando... para pior.
Há dois anos, o correspondente deficiente visual mencionado no início deste post, Gary O’Donoghue obteve um "furo"’, segundo o qual o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, teria abreviado as suas férias para conter uma epidemia de febre aftosa. Na ocasião, o prestigioso "Ten O’Clock News" teria pedido que O’Donoghue deixasse de apresentar sua reportagem e, no lugar, indicou outra repórter.
Talvez, no que diz respeito ao quesito aparência, a TV britânica esteja começando a apostar mais e mais nos rostinhos bonitos. É uma pena..."
Escrito por Ana Estela de Sousa Pinto às 10h57
