Estão abertas as inscrições para o Enem 2012


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  vinculado ao Ministério da Educação, liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã de segunda-feira, 28. O prazo de inscrição vai até o dia 15 de junho. 

A taxa de incrição custa R$ 35.  São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos.