UFG adquire mais 7 mil títulos de livros eletrônicos (e-books)


Entre as áreas contempladas estão: Arquitetura, Ciências Ambientais, Ciências do Comportamento, Administração, Humanidades e Informática 

A UFG acaba de adquirir a segunda remessa de livros eletrônicos (e-books), agora da editora Springer, uma das mais reconhecidas editoras científicas do mundo, tendo em seu rol de autores mais de 150 laureados com o prêmio Nobel.

Assim como os e-books anteriormente adquiridos, fornecidos pela Ebsco, estes também têm licença perpétua. Isto significa que a UFG detém ad eternum os direitos sobre as obras adquiridas e não pagará mais nada aos editores.

Nesta nova remessa foram adquiridas duas coleções completas dos anos de 2008 e de 2010, totalizando mais de 7.000 títulos, distribuídos entre as seguintes áreas: arquitetura, desenho e artes; ciências ambientais; ciências biomédicas e biologia; ciências do comportamento; computação e web design; economia, negócios e administração; engenharia, física e astronomia; humanidades; ciências sociais e direito; matemática; medicina e química; ciência dos materiais e informática.

A aquisição dos e-books da Springer é o resultado de uma ação do Conselho de Bibliotecas, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e de vários coordenadores de programas de pós-graduação, que liberaram parte de seus recursos.

A soma dos recursos da PRPPG e dos programas de pós-graduação permitiu contemplar uma maior quantidade de áreas. A seleção dos itens e dos anos foi realizada com base em listas anteriormente apresentadas pelos conselheiros das respectivas áreas contempladas.

Acesso - Todos os 7 mil títulos recém-adquiridos estão em inglês e no formato PDF. Podem ser lidos na tela do computador ou de um leitor de livros eletrônicos (um e-reader).

O acesso pode ser a partir de um ponto de rede dentro da UFG ou via Proxy (serviço disponível para servidores técnico-administrativos e docentes da UFG, estudantes de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado).

Todos os e-books adquiridos podem ser acessados pelo sítio do Sistema de Bibliotecas/UFG (www.bc.ufg.br), no link Acervos virtuais.

ACESSE AGORA


Fonte: Ascom/UFG