Cineclube Roncador promove Ciclo de Debates

Com o tema “Memória de filmes, filmes da memória: histórias de filmes marcados por outros filmes”, a pesquisadora em cinema e audiovisual, Drª. Emi Koide, estará em Barra do Garças para um ciclo de debates promovido pelo Cineclube Roncador. Este ciclo propõe pensar as relações entre filmes - diálogos tanto na dimensão diegética quanto formal - que tratam e pensam a temporalidade e a memória.

Partindo de "La jetée" (1962) de Chris Marker - curta-metragem que traz uma temática sobre a viagem no tempo e na memória – o debate pretende refletir e analisar sua relação com outros filmes como o clássico de Hitchcock, "Um corpo que cai" (1958), assim como seu diálogo com "Eu te amo, eu te amo" (1968) de Alain Resnais.

O filme "La jetée" conta a "história de um homem marcado por uma imagem da infância", mas é também um filme marcado pela imagem de outros filmes, bem como pelo próprio tempo histórico. Um filme nos leva ou nos traz outros e vice-versa, como na vertigem temporal do filme "Um corpo que cai", somos levados por uma outra onda do tempo a mais uma outra viagem no tempo em "Eu te amo, eu te amo".

O ciclo de debates oferecerá certificados aos participantes de 12 horas. A participação é gratuita, com início nesta segunda, dia 2 de abril até quarta, dia 4, das 15h às 18h, no auditório do Campus II da UFMT/CUA (Barra do Garças).

Para mais informações, envie email para cinecluberoncador@gmail.com


Sobre a palestrante:
Emi Koide é Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Concluiu o Mestrado (2003) em Comunicação e Estética do Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes e é bacharel em Filosofia (2009) pela mesma universidade. Graduada (licenciatura e bacharelado, 1999) em Artes Visuais/ Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou na área de ensino e pesquisa em Artes e Comunicação em universidades e no terceiro setor (French Music Export Office/ Bureau Export São Paulo e OSCIP Imagemágica), sobretudo nas áreas de História da Arte, História da Fotografia e do Audiovisual, Análise Fílmica, Estética e Psicologia.

Veja o trailer de "La jetée" (1962), de Chris Marker: