Filme Obsolescência Programada explica por que produtos têm vida útil curta




O documentário espanhol Obsolescência Programada, lançado em 2010 na Europa, chegou apenas neste ano aos Estados Unidos, com o nome de The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada, em inglês). Sua diretora, Cosima Dannoritzer, foi à América para divulgar e apresentar sua obra em festivais – ainda não há previsão para estrear no Brasil. Apesar de não ser um filme inédito, retoma-se a discussão de seu tema principal: a indústria determina duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.


Via Superinteressante.

Obs. do blogueiro:


O filme está na internet e, a meu ver, mostra como muitas das campanhas institucionais, por vezes patrocinadas por governos, ONG's ou empresas "socialmente responsáveis"  não passam de tentativas de culpabilizar o cidadão comum (blame the citizen)  por seus gastos de energia, quando é o sistema econômico em que vivemos e que nos é imposto o culpado do consumo desvairado da energia.

Assista abaixo e responda: você acha que vai salvar o planeta fazendo xixi no chuveiro? Para assistir com legendas em português, clique em CC na barra do vídeo.