Prêmio Expocom 2012 inicia amanhã primeira fase de inscrições




A partir de amanhã, 1º de março, o Prêmio Expocom – destinado aos produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação – começará a receber as inscrições para a edição 2012. Na primeira fase, cabe a cada Instituição de Ensino Superior (IES) indicar os trabalhos e os respectivos líderes que participarão do Prêmio. Apenas um trabalho de cada IES pode ser inscrito em cada modalidade.
Os interessados devem atentar para o calendário de inscrições e para o novo regulamento do prêmio, que estão disponíveis aqui
O prêmio também tem novas regras no sistema de júri. A partir deste ano, fica extinta nos Congressos Regionais a participação do júri presencial, permanecendo os júris virtual e presencial no Congresso Nacional.
Diferente dos outros anos, onde 50% da nota era atribuída pelo sistema virtual e 50% pelo presencial, agora, as notas já estarão estabelecidas previamente. “As apresentações de trabalho permanecem, pois a ideia do Congresso não é apenas competir, mas disseminar o conhecimento”, explica Márcio Fernandes, um dos coordenadores do Expocom. 
Mas, atenção: a não existência do júri presencial não elimina em hipótese alguma a apresentação do trabalho nos Congressos Regionais. Se não for apresentado, o trabalho estará automaticamente eliminado do prêmio.
Segundo Fernandes, a mudança se fez necessária diante de fatores como logística, recursos e tempo. “Algumas pessoas também consideram o processo online mais transparente”, comenta. Outra mudança é no número de integrantes do júri virtual, que pode ser de 3 a 5 pessoas. Até então, eram apenas 3. 
“Há um interesse crescente em participar como jurado do Expocom, algumas modalidades têm 20 candidatos. Além disso, abre oportunidade para os mais jovens”, afirma Fernandes. 
O júri virtual do Expocom é formado por mais de 300 pesquisadores de todo o país, que atuam em instituições de diferentes regiões, todos com experiência profissional – além de contarem com pós-graduação na categoria em que trabalham como avaliadores.